Filme: A Voz do Silêncio (Koe No Katachi)

5.8.20
Lá vou eu indicar mais uma animação asiática para fazer vocês chorarem. "A Voz do Silêncio" está disponível na Netflix e há um bom tempo ela está na minha lista para assistir, mas um dia de insônia eu peguei esse filme para ver e me arrependi de não ter visto ele antes.

"A Voz do Silêncio"vai contar a história Shoya Ishida, um garoto que pratica bullying com Shouko Nishimiya, uma menina surda que começa a estudar na mesma escola que ele durante o fundamental. Anos se passam e ele está disposto a reparar todo o mal que causou a ela.

O filme é dividido em duas partes, a primeira dá conta do período em que Shoya e Shoko estão no ensino fundamental, onde ele faz todo tipo de piada e brincadeiras cruéis com a menina. E a segunda parte é quando ele já está no ensino médio e se tornou o alvo dos ataques, se tornando uma pessoa solitária e sem amigos, que não vê motivos para viver.


Não se engane, apesar de "Koe no Katachi" ser uma animação, ela não é leve e engraçadinha, é um filme sério e muito delicado sobre o bullying, os efeitos dele, a depressão e principalmente a falta de diálogo e respeito entre as pessoas.
Enquanto eu assistia o filme tive momentos de raiva contra o Shoya, o que ele faz com Nishimiya era muito cruel, e é ainda mais dolorido presenciar esses ataques, porque a garota não o enfrenta, ela aceita a tudo e ainda pede desculpas. Em um primeiro momento você pode se revoltar com ela, por ter esse comportamento, mas ao longo da história entendemos o porquê de seu comportamento.
Quando a história traz o "agressor" como quem narra a história, passamos a enxergar o outro lado, sem anular a vítima, mas entendendo que o que causa tudo aquilo é o preconceito e que apenas com o diálogo é possível romper essa barreira.

Mais uma animação lindíssima, que me arrancou lágrimas e que eu super indico. A gente precisa dar mais valor as animações, não é só porque é um desenho que não seja algo grandioso e incrível.

Até o próximo post!


Um comentário:

  1. Incrível como a Kyoto Animation só tem anime foda no catálogo. O melhor pra mim é Hibike Euphonium (meu anime favorito,afinal). Koe no Katachi é uma das melhores adaptações de mangá que já vi,apesar de ter mudado muito o foco do que era no original (os personagens e suas jornadas) pra se focar em suas mensagens,que no mangá não foram tão claras assim. Enfim,um ótimo filme que indico também😂

    ResponderExcluir

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana