Resenha: O Silêncio dos Inocentes

24.3.20

Um assassino sanguinário que mata mulheres já fez cinco vítimas e para tentar descobrir quem ele é a agente Clarice Starling, do FBI, vai ter a ajuda de Hannibal Lecter, um talentoso psiquiatra preso por assassinato e canibalismo. 

“O Silêncio dos Inocentes” é um thriller muito envolvente que não dá para parar de ler. O autor coloca dois “serial killers”, com características totalmente diferentes e com papéis opostos na trama. Hannibal é muito inteligente, manipulador e ajuda na busca pelo assassino de mulheres, enquanto Buffalo Bill é insano e está no livro como o vilão da história. Gosto do autor ter colocado esses dois personagens opostos, porque dá uma visão mais ampla sobre os serial killers, mostrando que nem sempre ele é um monstro, estranho e louco, pode sim ser como o respeitável Dr. Lecter.

O livro apesar de ter como a trama central a caçada ao Buffalo Bill é muito mais que isso, ele vai mostrar muito do machismo que a Clarice sofre como agente, diversas vezes ela é menosprezada, assediada e humilhada pelo fato de ser uma mulher. São poucos os personagens masculinos que admiram ela, entre eles, o próprio Hannibal Lecter, que é fascinado pela jovem e sua inteligência.

A relação Clarice e Hannibal pra mim é o ponto forte do livro, gosto dos diálogos e interações entre eles. O que era para ser ser apenas um interrogatório se torna uma troca de confissões, experiências e análises. É genial!

Diferente de muitos livros de suspense, nesse o autor vai revelando aos poucos quem é o assassino e o que ele fez, não tem a dinâmica do leitor tentar descobrir o assassino, o próprio autor revela quem é logo na metade do livro. O foco aqui é a caçada, como a polícia vai chegar até ele e as informações dadas pelo Lecter.

Apesar de Hannibal Lecter está como coadjuvante na história, pra mim ele é o grande protagonista de Thomas Harris, o autor criou tão bem o psiquiatra sociopata, que tem grande poder de manipulação e também é muito carismático, que nós leitores também somos envolvidos por ele, desejando cada vez mais sua aparição na história. Um personagem bem construído que eu adoro (não resisto a um bom vilão).

Super recomendo a leitura de “O Silêncio dos Inocentes” um dos melhores thrillers que já li na vida, porém tenho uma ressalva, esse livro é o segundo livro de uma série e em diversos momentos temos informações do livro anterior, mas o problema é que não temos uma edição recém publicada do primeiro livro, a editora Record resolveu publicar o segundo livro antes, e caso você resolva ler na ordem de publicação pode prejudicar a leitura de o“Dragão Vermelho”, primeiro livro da série. Eu particularmente não me importei, mas acho bom avisar. Aguardemos a publicação dos demais livros da série.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana