Resenha: Uma Mulher no Escuro

8.10.19
Sinopse: "Um crime brutal cometido há vinte anos, uma única sobrevivente, o retorno calculado do assassino. Em quem Victoria deve confiar? Neste thriller psicológico, Raphael Montes une romance e suspense em uma narrativa intrincada e sedutora.
Victoria Bravo tinha quatro anos quando um homem invadiu sua casa e matou sua família a facadas, pichando seus rostos com tinta preta. Única sobrevivente, ela agora é uma jovem solitária e tímida, com pesadelos frequentes e sérias dificuldades para se relacionar. Seu refúgio é ficar em casa e observar a vida alheia pelas janelas do apartamento onde mora, na Lapa, Rio de Janeiro.
Mas o passado bate à sua porta, e ela não sabe mais em quem pode confiar. Obrigada a enfrentar sua própria tragédia, Victoria embarca em uma jornada de amadurecimento e descoberta que a levará a zonas obscuras, mas também revelará as possibilidades do amor. Um psiquiatra, um amigo feito pela internet e um possível namorado — qual dos três homens está usando tudo o que sabe para aterrorizar a vida de Vic? E o que afinal ele quer com ela?
Na literatura nacional, Raphael Montes é unanimidade quando se trata de livros de suspense. Uma Mulher no Escuro traz sua primeira protagonista feminina e confirma o autor como um dos mais originais da atualidade — além de deixar o leitor intrigado do começo ao fim."

"A Mulher no Escuro" é o quarto livro da Raphael Montes que eu leio, então era de se esperar que eu já tivesse me acostumado com a crueldade de suas histórias e suas reviravoltas, porém eu não estava preparada para o que foi esse livro. Terminei a leitura sem saber se tinha gostado ou não, e isso não foi por ter achado o livro ruim, mas por ter achado a história tão pesada que é difícil dizer que "gostei".


O livro vai narrar a história de Victoria, uma jovem que viu a família ser assassinada quando tinha apenas 4 anos. Ela foi a única sobrevivente do massacre e tem que lidar com os problemas que esse episódio lhe causou. A jovem tem problemas para se relacionar, tem pesadelos e vive solitária. Agora depois de vários anos o passado volta para lhe atormentar. Em meio a tudo isso Victoria convive com três homens, um psiquiatra, um amigo e um interesse amoroso, mas parece que algum deles pode ser responsável por trazer o terror de volta a vida dela.

Pela primeira vez a protagonista da história de Raphael Montes é uma mulher, não apenas isso, mas a "vítima" de toda história, diferente de todos os outros protagonistas criados pelo autor. Gostei muito dessa nova perspectiva e achei que ele conseguiu passar muita veracidade nos sentimentos da personagem.

A história começa envolta em mistério e aos poucos o quebra-cabeça vai sendo montado. Primeiro é preciso entender quem é o assassino da família de Victoria, porque ele fez o que fez e finalmente o porque de ele ter voltado depois de tanto tempo. Um a um desses questionamentos vão sendo respondidos e uma história macabra é revelada. 

Eu devorei o livro, principalmente quando fui chegando aos momentos finais, queria saber onde tudo aquilo ia dar, tive algumas teorias, acertei algumas e errei outras. O que mais gostei não foi o desfecho em si, mas de tudo que tinha por trás daquele assassinato, foi duro, pesado e completamente possível. Enquanto lia tudo aquilo me veio a cabeça o caso da Escola de Base (só pesquise se quiser ter um pequeno spoiler) e não sei se o Raphael usou tal como inspiração. Independente das inspirações "Uma Mulher no Escuro" é um livrão, daqueles thrillers que vão te deixar sentado na ponta da cadeira até terminar a leitura, mas quando chegar ao final a sensação de que enojamento pode dificultar na hora de dizer se o livro é bom ou não.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana