Resenha: O Colecionador

24.9.18
Sinopse: "O Colecionador é a história de Frederick Clegg, um homem solitário com um plano para conquistar o grande amor de sua vida. "O Colecionador" também é a história de Miranda Gray, sequestrada por um maníaco que acha que pode obrigá-la a se apaixonar por ele. Dois narradores antagônicos, sequestrador e vítima, brilham no romance de John Fowles."

Eu sempre quis ler "O Colecionador", mesmo quando as edições brasileiras estavam esgotadíssimas. Então fiquei bem empolgada quando a Dark Side anunciou que iria lançar uma edição em cpa dura do livro do John Fowles. E a editora arrasou, porque além de ser um livro muito bom, essa edição está maravilhosa, uma das mais bonitas da minha estante.

O Colecionador vai contar a história de Miranda, uma artista que é sequestrada por um colecionador de borboletas e mantida em cárcere privado. O sequestrador nutre uma paixão por ela, que é muito semelhante com a que ele tem por suas borboletas, algo belo e intocável, para ser somente admirado. 

A história é dividida em duas partes, que são narradas pelos dois, Miranda e Frederick, então temos a visão do sequestrador e da sequestrado, o que torna a história muito mais interessante, na minha opinião. A parte de Frederick ele sempre vai relatar como se ele fosse um homem apaixonado e respeitador, que não teve outra opção a não ser tomá-la para ele. Enquanto Miranda relata como é estar presa e conta detalhes de sua vida antes do cárcere.

Os personagens são muito bem construídos, Frederick tem todo aquele seu jeitinho certinho, mas tem um  lado obscuro e cruel dentro de si. E Miranda é um espírito livre, uma mulher cheia de altos e baixos, mais uma pessoa muito amável, apesar da imagem que ele tenta passar dela.

 A leitura fluí muito fácil, porque John Fowles escreve maravilhosamente bem, você consegue vê perfeitamente as duas vozes dos personagens. Porém, não é um livro que você consegue ler com rapidez, ele é difícil e dolorido e tudo pelo que Miranda passa é tão injusto, que é impossível não se compadecer com seu sofrimento.

O Colecionador não me decepcionou e foi com toa certeza um dos melhores livros que eu li em 2018, já penso em fazer várias releituras pra vê o que vou sentir, agora que sei que rumo toma a história. Um livro lindo, mas muito triste.

Até o próximo post!





Um comentário:

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana