Resenha: Tarde Demais

20.8.18
Sinopse: "A autora best-seller do The New York Times está de volta com um romance ainda mais sombrio, intenso e assustadoramente real.

Para proteger o irmão, Sloan foi ao inferno e fez dele seu lar. Ela está presa em um relacionamento com Asa Jackson, um perigoso traficante, e quanto mais os dias passam, mais parece impossível enxergar uma saída. Imersa em uma casa incontrolável que mais parece um quartel general, rodeada por homens que ela teme e sem um minuto de silêncio, também parece impossível encontrar qualquer motivo para se sentir bem. Até Carter surgir em sua vida. 
Sloan é a melhor coisa que já aconteceu a Asa. E se você perguntasse ao rapaz, ele diria que também é a melhor coisa que já aconteceu a Sloan. Apesar de a garota não aprovar seu arriscado estilo de vida, Asa faz o que é preciso para permanecer sempre um passo a frente em seu negócio e proteger sua garota. Até Carter surgir em sua vida. 
A chegada de Carter pode afetar o frágil equilíbrio que Sloan lutou tanto para conquistar, mas também pode significar sua única saída de uma situação que está ficando insustentável.
Colleen Hoover não tem medo de escrever sobre assuntos delicados e Tarde demais prova isso. Perpassando as formas mais cotidianas de machismo até as formas mais intensas e cruéis de abuso, a autora mergulha na espiral atordoante que é um relacionamento abusivo."

"Tarde Demais" foi o livro mais difícil que eu já li da Colleen Hoover e está sendo o mais difícil de resenhar. Afinal, a autora resolveu fazer algo bem diferente do que está acostumada e com uma carga emocional muito pesada. Não, que ela não tenha escrito livros com uma temática mais "pesada", mas nesse é tudo mais escancarado, aberto, despido.

Esse livro vai tratar de relacionamentos abusivos, e o protagonistas da história são Sloan e Asa, um casa que está junto há dois anos, mas que não tem um relacionamento muito saudável. Asa é dominados, controlador e muito agressivo do Sloan e a garota só está com ele porque não tem opção e precisa ajudar o irmão. E no meio disso tudo surge Carter, um cara diferente de Asa, que se interessa por Sloan e pode ser a luz no final do túnel.

Esse é o plot do livro, que foi escrito primeiro por wattpad e depois foi publicado, ou seja ele tem uma estrutura bem diferente do que os livros da Colleen, porque ele vai e volta várias vezes no tempo, tem prólogos e epílogos e capítulos alternados entre o "triângulo amoroso" da história.

Como sempre o forte da Colleen é criar personagens, Sloan é uma garota que podemos facilmente encontrar por aí, fragilizada e diminuída por um namorado abusador e uma mãe relapsa. Carter é o cara charmoso que tem algo a mais para dar, mas também não é um príncipe encantado. Agora, Asa Jackson é um belo espécime do pior tipo de homem que existe na terra, ele é asqueroso e odioso, tudo que ele faz e fala no livro me dava vontade de vomitar. E mesmo que a autora queira justificar que ele não é mau, apenas por ser mau, que há uma história por trás, é difícil engoli-lo.

A história é muito real e em tempos de mulheres que são assassinadas por seus companheiros é um alerta para as garotas, que às vezes se veem envolvidas com caras como o Asa. Porém não é um livro pra qualquer um, ele é um livro muito gráfico, diversas e diversas vezes a Colleen Hoover narrou cenas de estupro e pra uma mulher pode ser algo muito dolorido. Esse detalhe foi o que me fez tirar uma estrelinha deste livro, acho que não precisava descrever todas as barbaridades que Asa fez com Sloan, um acho que já seria suficiente para entender.

"Tarde Demais" é uma história muito triste, sobre manipulação, abusos, violência contra a mulher. Terminei de ler sem saber se gostava ou se odiava, mas a verdade é que como sempre Colleen me surpreendeu com uma história bem construída e muito real. Não é um livro que vou reler, porque pra mim foi muito difícil em alguns momentos, mas não consigo admirar o trabalho incrível que a escritora fez com essa história.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana