Resenha: Vocação para o Mal

11.7.16
Quando lia Harry Potter achava a escrita da J.K Rowling maravilhosa e achava que ela nunca escreveria nada igual, mas ela lançou "Morte Súbita" e me impressionou de novo e mostrou que escreve literatura adulta tão bem quanto fantasia, quando então descobri sua "série" policial com o pseudônimo de Roberth Galbraith adorei os primeiros, mas só agora coroei J.K como rainha da literatura que escreve de tudo magistralmente.
Sinopse: "Quando um pacote contendo a perna decepada de uma mulher é entregue a Robin Ellacott, seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike, suspeita de quatro pessoas de seu passado que poderiam ser capazes de tamanha brutalidade. Mas quando a polícia foca no suspeito que Strike tem cada vez mais certeza de que não é o criminoso, ele e Robin precisam correr contra o tempo para descobrir a verdade. Depois de O chamado do Cuco e O bicho-da-seda, o terceiro romance da aclamada série escrita por Robert Galbraith, pseudônimo de J. K. Rowling, é um suspense inteligente, com reviravoltas inesperadas a cada página, e também a emocionante história de um homem e de uma mulher numa encruzilhada em suas vidas pessoais e profissionais."

"Vocação para o Mal" é o típico livro de detetive, temos um mistério que precisa ser solucionado, mas ao mesmo tempo não e clichê, porque Robert Galbraith consegue inserir problemas pessoais das personagens em toda a  trama, deixando que a estória não se trate apenas de um caso a ser resolvido. 

O terceiro livro do detetive Cormoran Strike temos um crime muito mais chocante, um serial killer, que mata mulheres e gosta de ficar com prêmios delas, ao mesmo tempo ele nutre um ódio por Strike e quer destruí-lo. Com um "vilão" obcecado pelo detetive pedaços da vida dele, que antes forma contados superficialmente começa a aparecer, a relação com a mãe, os anos no exército, antes do acidente que levou a sua perna.

Além do passado de Cormoran começamos a ver os limites da relação dele e de Robin se tornarem embaçados. Os dois mostram que se sentem atraídos, mas sabem que não podem passar dos limites, porque a parceria pode ser prejudicada por isso. A relação de amizade com esse tom de atração dos dois é muito interessante, principalmente, por termos personagens tão opostas, mas que ao mesmo tempo gostam das mesmas coisas.

A teia que envolve o assassino da estória é muito extensa e por diversos capítulos não fazia ideia de como seria o desfecho. Galbraith consegue envolver o leitor, mas ao mesmo tempo não deixá-lo perdido, sem saber em que versão acreditar.

Meu livro preferido dessa "série" do detetive Cormoran, que acabou de um jeito que me fez desejar que o próximo livro já estivesse disponível, Se você ainda não se convenceu com Robert Galbraith, precisa ler "Vocação para o Mal", porque eu tenho certeza que você também vai se viciar nas estórias de Strike.

Até o próximo post!

3 comentários:

  1. Oi! Então, li o Chamado do Cuco assim que descobri que era da J.K! Tenho que dizer que, apesar de a escrita ser fantástica como sempre, a história em si não me encantou tanto. Aí nem animei de ler o segundo. Mas agora sua resenha me fez querer ler o terceiro! Então, quem sabe né? Vamos dar uma chance haha Beijos, Jú (docurailusoria.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia,
      Os livros do Robert Galbraith tem um estilo diferente de escrita e pode ser que seja difícil se apegar a estória, mas super vale a pena insistir, Bicho da Seda melhora e Vocação para o Mal é maravilhoso. Super recomendo.
      Abs, Meyre

      Excluir
  2. Olá Mey! Vim conhecer hoje seu blog por indicação do blog "Em comum" e já estou te seguindo!
    Depois de Harry Potter não li mais nenhum da autora, mas sua resenha me faz pensar que vai valer a pena conhecer a literatura não juvenil de J. K.
    Tenho o Chamado do Cuco na versão digital para ler há algum tempo. Vou começar a série pra chegar na Vocação para o mal logo!

    Mey, vim também para te convidar a conhecer meu blog de resenhas literárias, http://spaziodilibri.blogspot.com.br/. Nele eu também faço a divulgação do meu primeiro livro, lançado no mês passado. Se puder dar uma passadinha lá, curtir, seguir, comentar, vou gostar muito!

    Obrigada e sucesso!

    Fernanda

    ResponderExcluir

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana