Filme: Como Eu Era Antes de Você

25.6.16
Uma das adaptações cinematográficas que eu mais esperava neste ano finalmente estreou. O filme baseado no livro "Como Eu Era Antes de Você", da Jojo Moyes, já está em cartaz há uma semana e já é sucesso de bilheteria. Finalmente ontem eu fui ao cinema ver a estória Lou e Will.


Sinopse: "Rico e bem sucedido, Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele."

Vou falar sobre as minhas impressões do filme, mas não vou dizer nada sobre o enredo, porque já falei muito sobre a estória quando fiz a resenha do livro lá em 2013. Então para começar vou dizer que como leitora e fã do livro da Jojo achei a adaptação bem fiel, acho que isso se deve principalmente ao fato da autora ter escrito o roteiro da adaptação. As cenas, as falas e a caracterização dos personagens estavam todas ali, como um espelho das páginas dos livros. O filme é um sonho de consumo para os leitores.

O filme tem um clima leve e é cheio de sarcasmo e piadinhas, mesmo retratando a estória de um cadeirante, ele não é angustiante ou sombrio, pelo contrário é um filme que dá para passar tranquilo na sessão da tarde. O livro é claro tem bem esse tom, mas Jojo Moyes deu uma pesada na mão nele a mais, alguns fatos são retirados da versão cinematográfica, não temos o motivo que levou Lou a ficar estagnada na sua cidade e não querer fazer mais nada, e até mesmo o Will é mais leve que o do livro, ele não tem a imagem do homem que faz o que fez no final da estória.

O filme além de fazer a sala de cinema rir em vários momentos é um deleite para os olhos, os trajes da Lou são muito lindos e juro que invejei várias peças que a Emilia Clarke aparece vestida. Além claro de uma trilha sonora bem fofinha, para combinar com o clima de filme água com açúcar.

No mais o filme me agradou por ser fiel, mas não fui uma das pessoas da sala de cinema que estavam com a cara inchada de tanto chorar quando as luzes foram acesas, achei que faltou uma pesada na estória, se aproximar mais deste lado do livro, para que eu me emocionasse de verdade. O desfecho é triste sim, mas como já repeti milhares de vezes acho um final muito bom. "Como Eu Era Antes de Você" não é apenas uma estória de amor, é sobre decisões, escolhas e principalmente sobre viver, e eu senti que essas questões foram abandonadas em meio ao romance do casal. Um filme lindo, mas mais engraçado e romântico do que dramático.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana