Resenha: Os Bons Segredos

5.10.15
Sabe quando você não dá nada para um autor e que quando você resolve ler um de seus livros, fica pensando "Por que eu nunca li esse livro?". Na semana passada eu vivi essa situação na pele, quando li o novo livro da Sarah Dessen, "Os Bons Segredos", durante a leitura eu só pensava que deveria ter dado uma chance para autora há muito tempo. 


Sinopse: "Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. "

"Os bons segredos" segue os passos de Sydney, uma menina que se sente invisível, principalmente, quando está ao lado do irmão. Um dia a vida dela muda, quando em uma tarde, entra em uma pizzaria, e conhece os Chatham.

A escrita de Sarah Dessen é envolvente e fluída. Mesmo com suas 400 e tantas páginas passam muito rápido. A leitura se torna envolvente porque temos personagens muito reais, que é fácil de se identificar com Sydney ou os Chatham. Além de deixarem a sensação de empatia, as personagens são muito encantadoras. Ao mesmo tempo em que a leitura era leve e fácil, me sentia angustiada, por muitas vezes me sentir no lugar da protagonista, que em muitos momentos era injustiçada.

Gostei do modo com que Sarah Dessen escreve porque gosto de gente que escreve YA contemporâneo e consegue mostrar o cotidiano de uma maneira interessante, mas realista. Gosto da maneira com que ela trata de assuntos "pesados" de uma maneira delicada. E gosto da facilidade e complexidade de suas personagens, fazendo com que eles fossem únicos. Me vi encantada pelo Mac, envolvida pelo brilho de Layla e me diverti com o Eric.

O livro é uma sucessão de fatos, que vão se desenrolando, mas que não são acontecimentos bombásticos, são apenas fatos. Mesmo sendo acontecimentos amontoados, a estória tem um quê de magia, magia nos momentos simples, em que você está com amigos, assistindo um filme, comendo batata-frita, cantando, dentro do carro, essa é a magia de "Os bons Segredos"

Essa estória é divertida, doce, triste e intensa, daquelas que não dá para falar demais, porque pode estragar. Mas daqueles que merecem ser lidos, devorados e absorvidos. Daquele tipo que causa ressaca e que sempre vai ser lembrado, com uma sensação de quentinho no coração. Não tenho nem palavras para descrever o quão maravilhosa foi essa leitura, apenas leiam e se sintam apaixonados por esse livro.

Até o Próximo Post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana