Resenha: As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos

23.6.13
Depois de longos 6 meses (não é mentira) consegui terminar o livro um de "As crônicas de gelo e fogo". Tenho que ser sincera e dizer que foi muito cansativo ler o livro, não por ele ser ruim, mas por eu ter cometido o grande erro de assistir a série antes, fazendo com que os elementos surpresas do enredo não fossem "novos" para mim. Mas me uni aos fãs de GoT e descobri o porque dessa série ser tão aclamada.


Sinopse: "Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família."

O primeiro ponto que quero abordar nessa resenha é diagramação e edição de "Guerra dos Tronos", o livro possuí letras um pouco menores do que as usadas em diagramações normais e a margem é muito pequena, então as páginas se tornam um pouco extensas. Sei que o livro já é grande e que se fosse diagramado de outra maneira se tornaria ainda maior, mas eu tinha a sessação de que demorava muito em apenas uma página, o que tornou a leitura um pouco cansativa.

A escrita de George R. R. Martin é muito boa, isso é algo inegável, ele cria personagens cheios de personalidade e situações impressionantes. Gosto também do quanto ele é detalhista, acho que isso ajuda na hora de imaginar, principalmente em livros de fantasia. Falei que gosto disso nele, mas acho que essa característica as vezes prolonga demais uma cena pequena, sentia isso quando lia "O senhor dos anéis" que foi também um livro que gostei bastante da estória, mas que demorei para lê-lo.

A divisão de capítulos é bem interessante, como GoT possuí muitos personagens e alguns deles em lugares muito diferentes uns dos outros, cada capítulo é dado a um personagem específico, dando uma dimensão maior para o leitor e até mesmo um detalhamento que não ocorreria se fosse um capítulo para vários personagens.

Como citei acima, os personagens de George Martin são maravilhosos, eles possuem um quê humano, mesmo sendo parte de um enredo fantasioso. Eles não são perfeitos, possuem também um lado bom e um ruim. No quesito personagens preciso dizer que sou apaixonada principalmente por três deles Jon Snow, Tyrion Lannister e Daenerys Targaryen, MEUDEUS! o que são eles, rezava para que os capítulos deles chegassem depressa para me deleitar com seus feitos, espero de verdade que Martin não os mate.

O livro possuí cenas de sexo, palavras de baixo calão e muito sangue, então não o recomendo a pessoas muito jovens e pessoas "frescas", porque a estória de Martin não é leve. Acho que podemos ver bem essas características na série de tv, já que é mais visual do que o livro.

Sobre a adaptação televisiva tenho que dizer que é uma adaptação perfeita, as falas e os acontecimentos são bastante fiéis ao livro. Só me incomoda a escolha de alguns atores, já que nos livros alguns personagens são bem mais novos que os responsáveis por interpretá-los. Mas recomendo aos leitores que vejam a série, depois de ler o livro é claro, não cometam o mesmo erro que eu.


Recomendo "As crônicas de gelo e fogo" a todos os fãs de fantasia que idolatram Tolkin, acredito que George Martin é o autor responsável pelo legado do criador de "Senhor dos Anéis", claro que com todo o seu jeito Martin de ser ele vem ganhando lugar e mostrando a que veio.

Não sei quando farei resenha dos outros livros, porque além de serem caros eles são maiores que o livro um, ou seja demandam um certo tempo livre, e como eu estou cheia de livros novos para ler não tenho previsão de quando darei segmento a leitura da série. Mas creio que não vou conseguir me manter afastada do mundo de George Martin por muito tempo.

Boa leitura!
Até o próximo post!


4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog meu amor!
    Tá demais!

    ResponderExcluir
  2. cometi o erro de assisti a série primeiro, o livro é incrível, mas to me arrastando pelas paginas por saber de tu que acontece

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir
  4. Ele tem muitas páginas, certo? Cada página vale a pena. Gran Resenha. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adorei Guerra dos Tronos serie, conta uma trama extraordinária. é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

    ResponderExcluir

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana