Resenha: As Vantagens De Ser Invisível

4.11.12

Sinopse:"Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo."


Algumas vezes na sua vida você se depara com coisas que o surpreende de tal maneira, que às vezes chega a superar as mais altas expectativas e ler  "As vantagens de ser invisível" foi exatamente assim. Comecei a ler o livro apenas por curiosidade, tinha lido muitas resenhas o elogiando e criei expectativas, mas quando me deparei com uma escrita tão simplória, como se um menino de 15 anos estivesse mesmo escrevendo me decepcionei um pouco e achei que seria um livro ruim. Mas eu não poderia estar mais enganada, Stephen Chbosky conseguiu me encantar através da inocência e sinceridade de Charlie, me fez rir e sofrer com cada um dos personagens e principalmente conseguiu fazer uma história tão real que me fez acreditar que todos podemos ser infinitos.

"As vantagens de ser invisível" é o tipo de livro simples e fácil de ler, mas muito complexo em sua temática. Não vou dizer que não foi prazeroso e um ótimo passatempo, mas esse livro é para se refletir, pensar em cada "tabu" que lhe é apresentado, se imaginar no lugar de Charlie e no final tirar lições dele que servirão pra toda vida.

Os personagens de Chbosky são uma maravilha, tão reais que em alguns momentos eu os reconheci em pessoas que conheço, acho que todos vão ler e vão pensar: "Eu conheço uma Sam" ou "Tenho um amigo como Patrick". Foi muito difícil decidir qual é meu personagem preferido, amei o Charlie desde o começo toda a sua vontade de ter amigos e de agrada-los é tão lindo, Sam é aquela explosão de autenticidade, mas o Patrick é meu escolhido, porque ele é tão louco, tão divertido, tão espontâneo, que desejei que ele fosse real para que pudéssemos ser amigos. 

Com toda certeza posso dizer que esse foi um dos livros que mais me surpreendeu esse ano e com toda certeza entrou pra lista de melhores livros que já li.

O livro ganhou uma versão cinematográfica com Emma Watson, Logan Lerman e Ezra Miller, que não deixou a desejar. Ezra Miller é a personificação perfeita de Patrick, já achava ele um ator incrível por causa de "Precisamos falar sobre o Kevin", depois desse passei a endeusá-lo. Então se você não é da turma do livro corra pro cinema mais próximo (vai ter que procurar um pouco já que o filme está em poucas salas de cinema no Brasil, pra variar filmes complexos são sempre deixados de lado) e assista o filme.




Uma boa leitura ou Sessão de cinema!
Até o próximo post!




Um comentário:

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana