Resenha: Kindred - Laços de Sangue

14.9.20

 

Certa vez conversando com uma colega de trabalho que é negra, ela me disse que não gostava de assistir filmes e séries que falavam sobre a escravidão, porque era algo muito dolorido para ela. Enquanto lia "Kindred" da Octavia E. Butler, essa conversa me veio a cabeça, porque no livro, Dana é uma mulher do século XX que é transportada ao século XIX, em plena escravidão, no sul dos Estados Unidos. Essa mulher livre, enfrenta as dores da escravidão, vê de perto como os negros eram tratados naquela época e até mesmo sente na pele os castigos aplicados pelos senhores de escravos.

Dana se destaca no século XIX, está muito distante daquelas pessoas, mas a mesmo tempo, está muito próxima, porque apesar de ser de outro mundo, ali ela é vista como os demais negros. Porém, ela não é aceita pelos escravos, é vista como uma negra branca, isso porque sua missão no passado é salvar Rufus, um jovem branco que é seu antepassado. Isso faz com que ela viva em um dilema constante, proteger seu antepassado branco e senhor de escravos ou ajudar os negros a se livrarem dele.

"Kindred" é um livro que machuca, escancara como as coisas eram naquela época e o quanto a escravidão destruía as pessoas aos poucos, lhe tirando tudo. Não vou dizer que é uma leitura fácil, mas é um livro tão incrível, com personagens bem construídos e com uma narrativa tão fluída e envolvente que é impossível parar de lê-lo. E até mesmo eu, que não sou uma grande fã de ficção científica, fui encantada pela escrita da Octavia Butler. Acredito que "Kindred" é uma boa porta de entrada para quem quer conhecer o gênero.

Durante a minha leitura eu refleti muito sobre a minha origem, fiquei me questionando quem eram meus antepassados e como viveram, isso porque a história de Dana mostra que nossos laços de sangue podem ter sido formados em meio a medo e dor. E por um momento, pensando sobre isso, relembrei a conversa com a minha colega e compreendi ainda mais o quanto é dolorido ver tudo o que aconteceu em um passado nem tão distante.

Ler "Kindred" foi uma experiência incrível, que me fez abrir os olhos para várias questões, daquelas leituras que terminam nos transformando. Quero muito conhecer outras histórias da Octavia E. Butler.

"A escravidão era um processo que matava pouco a pouco"
Até o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana