Resenha: V de Vingança

6.11.19
Sinopse: "Uma poderosa e aterradora história sobre a perda da liberdade e cidadania em um mundo totalitário bem possível, V de Vingança permanece como uma das maiores obras dos quadrinhos e o trabalho que revelou ao mundo seus criadores, Alan Moore e David Lloyd. Encenada em uma Inglaterra de um futuro imaginário que se entregou ao fascismo, esta arrebatadora história captura a natureza sufocante da vida em um estado policial autoritário e a força redentora do espírito humano que se rebela contra esta situação. Obra de surpreendente clareza e inteligência, V de Vingança traz inigualável profundidade de caracterizações e verossimilhança, em um audacioso conto de opressão e resistência."

Há quinze anos atrás tive o meu primeiro contato com V de Vingança, assisti ao filme estrelado por Natalie Portman, e desse dia em diante não me cansei de assistir a esse filme, para ser sincera, muito do que se passava naquela história formou meu caráter e tudo que acredito. Muitos anos depois aquela adolescente foi descobrir que o filme era uma adaptação de uma HQ, mas foi só esse ano que eu finalmente conseguir lê essa obra prima e a sensação que tive da primeira vez que vi o filme voltou com tudo.

V de Vingança se passa em uma Londres distópica, que depois da guerra é governada por um partido fascista, não há mais liberdade. E em meio a isso surge uma figura misteriosa, um homem que usa máscara de Guy Fawkes e se autonomeia como V, que por meio de uma vingança quer destruir todo esse sistema. 

A HQ é escrita pelo Alan Moore que é declaradamente anarquista, então dá para ter ideia de quais são os ideais pregados pelo V. Mas não é só sobre anarquia, é sobre liberdade e amor. Uma história que vai falar muito sobre o poder que o povo tem nas mãos e entrega para as autoridades, abrido mão de seus direitos, perdendo a noção das atrocidades que um governo cheio de poder pode fazer e o com contaminado e corrupto é o sistema. A HQ é uma aula de política e dos perigos em se confiar demais em figuras que prezam pela ordem e moral.

A história é muito bem contada, utilizando de diversos personagens para fazer isso, não é apenas através do olhar do V que tudo acontece. Apesar de termos histórias diversas acontecendo, todas elas em algum momento convergem finalizando muito bem a história. A obra é impecável, sem furos, muito bem escrita e belíssima. O traço é muito lindo e real, daquelas HQ's para se ter na coleção.

Se há tantos anos atrás terminei aquele filme de mais de duas horas encantada com a história do V, desta vez não foi diferente, mais uma vez o homem com a máscara de Guy Fawkes me ensinou muito.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana