Resenha: O Último dos Moicanos

30.9.19
Sinopse: "O Último dos Moicanos trata da solidariedade vivida por um grupo de pessoas de origens bastante diferentes durante o processo de formação dos Estados Unidos da América no século XVIII. Duas jovens precisam atravessar o território americano dominado pelos franceses, durante a Guerra dos Sete Anos. Para tanto, contam com a companhia de um leal oficial inglês, um divertido cantor de música sacra, um caçador ousado e seus dois amigos índios. Pai e filho são os últimos representantes da valorosa tribo dos moicanos, cuja dignidade irá influenciar os rumos da trama, ressaltando a contribuição fundamental da cultura indígena na construção da identidade norte-americana. Caminhando por paisagens inóspitas, eles vão descobrir o que há de mais selvagem e de mais civilizado nas próprias relações humanas."
Depois de um longo mês eu consegui terminar de ler "O último dos Moicanos", livro do James Fenimore Cooper que vai ter como pano de fundo a Guerra dos Sete Anos nos Estados Unidos. Duas jovens precisam atravessar o território americano dominado pelos franceses para se encontrarem com o pai, um oficial inglês. Elas são acompanhadas por um jovem oficial, um cantor de música sacra, um caçador e dois índios da tribo dos Moicanos.

Apesar de para mim ter sido uma leitura extremamente lenta, o livro não tem esse perfil, pelo contrário, a história é cheia de reviravoltas e embates entre franceses e os índios que são seus aliados com essa comitiva que leva as jovens. A todo momento eu pensava que já estava ao fim e que todos iriam morrer, porque eles se enfiavam em cada enrascada, que MEU DEUS! E em meio a confrontos e uma vingança, o livro segue para um desfecho doloroso, mas muito bonito.

Gostei da história, apesar de ter tido dificuldade em ter uma leitura fluída, achei tudo muito incrível, e como grande fã de romances históricos fiquei deliciada com todas as informações. Mas, para mim, faltou um "romance" na história e acredito que essa sensação de falta aconteceu por causa da adaptação cinematográfica. Antes de ler o livro, eu li a sinopse do filme e fiquei esperando que a história tomasse o mesmo rumo e como isso não acontecia fiquei frustrada. Porém, acredito que se tivesse pegado o livro sem "conhecimento" da história do filme, a leitura teria sido muito mais prazerosa.

O livro é muito bom, mas tem algumas críticas a respeito dos personagens, achei a construção deles um pouco ruim. Primeiro vamos falar das personagens femininas, que são pouco exploradas e servem apenas para serem salvas na história, uma inclusive só sabe desmaiar e chorar, o que eu achei um  pouco machista. Segundo, os índios, fiquei com a impressão que eles foram descritos de forma caricata e em alguns momentos desrespeitosa até, principalmente, o Magua, o "vilão" da história, que é visto como alguém cruel, selvagem e vingativo. Apesar desses personagens, preciso dizer que gostei muito dos Moicanos e do caçador Olho de Falcão, que são os verdadeiros protagonistas da história, queria que o autor tivesse contado mais sobre eles.

"O último dos Moicanos" é um ótimo livro, se você não se apegar a adaptação cinematográfica de 1992 a experiência de leitura será ainda melhor.

Até o próximo post!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana