Resenha: A Abadia de Northanger

18.3.19

Sinopse: "Escrito quando Jane Austen era muito jovem e publicado postumamente em 1818, 'A Abadia de Northanger' é uma comédia satírica que aborda questões humanas de maneira, tendo como pano de fundo a cidade de Bath. O enredo gira em torno de Catherine Morland, que deixa a traquila e por vezes tediosa vida na zona rural da Inglaterra para passar uma temporada na agitada e sofisticada Bath do final do século XVIII. Catherine é uma jovem ingênua, cheia de energia e leitora voraz dos romances góticos. O livro faz uma espécie de paródia a esses romances, especialmente os escritos por Ann Radcliffe."

"A Abadia de Northanger" era o único romance da Jane Austen que eu ainda não tinha lido, mas mesmo sendo o último da fila, esse livro ganhou um cantinho especial no meu coração, porque ele é simplesmente incrível.

O livro já em seu primeiro parágrafo é bem diferente dos demais livros da autora, aqui ela rompe a quarta parede e dialoga com seu leitor. Nessa conversa ela vai apresentar sua heroína, Catherine, que não tem nada de mais, que vive no interior e um dia vai passar uma temporada em Bath, onde diversas coisas acontecem na vida dela. 

Catherine é uma leitora voraz e seu gênero literário favorito são os romances góticos, e Jane Austen vai utilizar disso para fazer uma paródia dessas histórias. A protagonista acredita que vai viver os mistérios de seus livros na vida real, mas na verdade essa paixão pode lhe trazer problemas.

O livro é divertido, mas não deixa de ser um romance, a mocinha é cobiçada por dois rapazes, completamente diferentes um do outro. James gosta de contar vantagem, fala demais, é egoísta e muitas vezes inconveniente, enquanto Henry, é um jovem atencioso, divertido e cavalheiro. E esse "triângulo" amoroso também pode trazer problemas a Catherine.

Adorei "A Abadia de Northanger" que tem ainda um quê de Jane Austen, mas é um livro bem diferente, divertido, ácido e encantador. Com certeza vai entrar para o hall de melhores leituras do ano.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana