Resenha: Você

9.3.19
Sinopse: "Bestseller do The New York Times, o romance de estreia de Caroline Kepnes ganhou elogios de escritores do calibre de Stephen King e Sophie Hannah, além de resenhas estreladas, e deu origem a uma série de TV homônima que estreia neste primeiro semestre nos EUA. Não é para menos. Hipnótico, assustador, brilhante são alguns dos adjetivos usados para descrever este thriller sobre um amor obsessivo e suas perigosas consequências. A trama tem início quando Guinevere Beck, que deseja ser escritora, entra na livraria do East Village onde Joe Goldberg trabalha. Bonita, inteligente e sexy, Beck ainda não sabe, mas é a mulher perfeita para Joe, que, a partir do nome impresso no cartão de crédito de sua cliente, passa a vasculhar sua vida na internet e a orquestrar uma série de eventos para garantir que ela caia em seus braços, fazendo com que tudo pareça obra do acaso. À medida que o romance entre os dois engrena, porém, o leitor descobre que Beck também guarda certos segredos e os desdobramentos desse relacionamento mutuamente obsessivo podem ser mortais."

"Você " é o livro do momentos, depois do lançamento da série disponível na Netflix, todo mundo já leu e assistiu a história do stalker Joe Goldber, tinha impressão de que era a única fã de livros que não tinha lido essa história ainda. Então resolvi ler o livro para poder assistir a série e tirar minhas próprias conclusões sobre.

O livro é narrado pelo Joe, então temos aqui mais um caso de narrador não confiável, afinal, ele vai contar toda a história sob sua perspectiva e de cara da pra perceber que Joe eu um cara muito estranho, então o que ele diz nunca deve ser considerado como verdade absoluta. Como ele é obsessivo a maneira como ele fala de Beck é muito incômoda, pelo menos pra mim foi, e durante toda a leitura eu fica desconfortável com tudo que acontecia, o que eu acredito foi a ideia da autora, nos deixar incomodados com o comportamento dele.

O alvo da paixão obsessiva de Joe é Beck, uma mulher que tem alguns problemas por causa da relação com o pai, logo ela transfere todas essas frustrações para o sexo e a necessidade constante de ganhar atenção do sexo oposto.  Mas ela não é uma garota má, tem apenas alguns problemas, então nada que Joe faz com ela é justificável (pra quem ainda não ficou claro, aquilo tudo é abusivo e doentio.

A história é cheia de ação e reviravoltas, então apesar do incômodo com a narrativa de Joe, o livro nos pega e é impossível não parar de ler. Claro, que o livro não é perfeito e um desses defeitos, ao meu ver, é a sorte de Joe, que sempre se safa de tudo com um empurrãozinho do destino (me lembrou Macth Point). Outra coisa que pode ser um problema é que todos os personagens são chatos, talvez isso aconteça porque estamos os conhecendo pelo ponto de vista do Joe que odeia tudo e todos.

"Você" é um bom livro para os fãs de thriller como eu e de histórias de perseguidores psicopatas, além de que é um prato cheio para os amantes dos livros, afinal, Joe e Beck falam deles o tempo inteiro, grifei várias partes que falavam sobre literatura. Ou seja, é um prato cheio para a obsessão, afinal você não vai querer largar a história enquanto não chegar o desfecho.


Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana