Resenha: Cem anos de solidão

3.10.18

Sinopse: "Neste, que é um dos maiores clássicos de Gabriel García Márquez, o prestigiado autor narra a incrível e triste história dos Buendía – a estirpe de solitários para a qual não será dada “uma segunda oportunidade sobre a terra” e apresenta o maravilhoso universo da fictícia Macondo, onde se passa o romance. É lá que acompanhamos diversas gerações dessa família, assim como a ascensão e a queda do vilarejo. Para além dos artifícios técnicos e das influências literárias que transbordam do livro, ainda vemos em suas páginas o que por muitos é considerado uma autêntica enciclopédia do imaginário, num estilo que consagrou o colombiano como um dos maiores autores do século XX."

"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendia havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer a fábrica de gelo", essa é a primeira frase do livro "Cem Anos de Solidão" e é daqueles começos que ficam gravados na memória, e inclusive era um dos detalhes que eu me lembrava da história, porque afinal essa não foi a primeira vez que eu li o livro do Gabriel García Márquez. Mas a primeira leitura foi há muito tempo e já era hora de reler essa história maravilhosa.

O livro vai narrar a história de 6 gerações da família Buendía, em seus 100 anos vivendo em Macondo, um povoado fictício, fundado pelo matriarca da família, José Arcadio e sua esposa Úrsula Iguarán. A família é um retrato das famílias da América Latina, mas com toques de fantasia, um belíssimo exemplo do realismo fantástico.

A leitura é fluída e em apenas um capítulo temos vários acontecimentos, afinal, se passaram 100 anos de história, mas mesmo assim não é cansativo ou mais um livro cheio do boa e velha encheção de linguiça. Tudo é muito bem construído, cada personagem é de uma maneira e tudo está ligado e fecha com perfeição no capítulo final da família Buendía.

Claro, que o livro tem o seu nível de dificuldade, que é a própria família Buendía, que tem o hábito de nomear a todos com nomes iguais, então você leitor terá de fazer um esforço ou ler a história acompanhado de uma árvore genealógica, nada muito complicado.

Apesar de todos os nomes parecidos, os personagens da história, tem suas particularidades, cada um com sua personalidade muito bem construída por Gabriel Gárcia Márquez. É impossível não se encantar por todos os filhos, netos, bisnetos e tataranetos de José Arcadio. Me encantei pelos José Arcadios, Aurelianos e Remédios, parecidos, mas ão diferentes.

"Cem anos de solidão" é divertido, engraçado, mas não deixa de fazer suas críticas, tem até certos acontecimentos baseados em fatos reais na história, mas tão surreais que parecem inventados. Um livro delicioso, para se jogar de cabeça e viver entre os Buendía na quente Macondo. Posso dizer de olhos fechados e com toda certeza, que esse livro é um dos melhores que já li na minha vida, um livro perfeito, que eu não consigo fazer nada além de elogiar. Uma leitura que você precisa fazer antes de morrer.

Até o próximo post!


Um comentário:

  1. Quero muito ler, amei a resenha!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana