Resenha: Dias de Inferno na Síria

3.2.14
A resenha de segunda voltou e hoje ela é de um gênero literário bem diferente dos que eu costumo resenhar aqui no blog. O livro reportagem, é um gênero que eu adoro e que costumo ler (sim, eu leio outras coisas sem ser romances, YA, NA, fantasia), até porque eu faço jornalismo. E esse livro foi especial, porque eu assisti a palestra do Jornalista e ganhei o livro autografado no mesmo dia.



Sinopse: "O jornalista Klester Cavalcanti saiu de São Paulo, em maio de 2012, com a missão de registrar a realidade da guerra civil na Síria. Partiu para Beirute com toda a documentação em ordem e um contato esperando-o na cidade de Homs, então epicentro do conflito entre as forças de Bashar al-Assad e os rebeldes do Exército Livre da Síria. Mas acabou preso pelas tropas oficiais, torturado e encarcerado por seis dias, com mais de 20 detentos. Durante o período em que viveu no inferno, Klester não sabia o que o futuro lhe reservava. Acostumado a denunciar violações dos Direitos Humanos no Brasil, o jornalista conseguiu fazer seu trabalho no ambiente inóspito da prisão. Ali estavam os personagens e as histórias de vida que precisava para retratar a guerra civil, ouvindo os tiros e explosões que vinham das ruas que viu e fotografou antes de ser capturado. Até hoje, Klester é o único jornalista brasileiro a entrar em Homs, a terceira maior cidade da Síria e uma das mais afetadas pela guerra."

O livro reportagem é uma matéria maior, que leva mais tempo para ser feita, contém mais detalhes e um envolvimento maior do repórter. Eu já li poucos livros desse gênero, mas todos foram ótimos, mas o meu preferido é sem sombra de dúvida "A sangue frio" do Truman Capote (ele é autor de Bonequinha de Luxo). Fiquei interessada no livro do Klester por gostar do estilo, mas principalmente por retratar os conflitos na Síria.

A escrita do Klester é deliciosa e flui muito bem, mesmo tendo como temática um assunto "pesado". Ele consegue passar muito bem a situação do local e os sentimentos de desespero e tristeza que ele viveu durante os dias que ficou preso. Só achei que ele foi um pouco dramático em certas coisas (eu sei que ser preso na Síria não é fácil, mas a situação dele poderia ser pior). Mas não posso negar que a angustia dele acaba sendo passada para o leitor.

O livro é de um tamanho pequeno e tem uma diagramação muito bacana. Adoro as fotografias que foram inseridas nas páginas do meio, acho que isso ajuda a imaginação da leitura. Só não gosto tanto delas serem afixadas no meio, acho que se fosse no final do livro, seria esteticamente melhor.

"Dias de Inferno na Síria" tem bastantes descrições, para algumas pessoas pode ser um pouco cansativo, eu gosto de livros nesse estilo, acho que torna a leitura mais visual. É como se magicamente todo o ambiente descrito naquelas páginas surgisse na nossa frente.

Os acontecimentos relatados pelo jornalista me deixaram um pouco perturbada, porque eu tenho conhecimento sobre os confrontos na Síria, mas ele mostra de forma mais profunda, contando estórias sobre as personagens que foi conhecendo durante seus dias de inferno. Através das palavras do autor conhecemos a vida da população que sofre com essa guerra.

Indico a todos que são fãs de relatos reais a lerem esse livro, Klester Cavalcanti é um ótimo escritor (e palestrante). E livros reportagens são bem mais interessantes e completos que os jornais semanais, vale a pena (se você gosta) dar uma chance a eles.

Boa Leitura!
Até o próximo post!

Um comentário:

  1. Leio poucos livros jornalísticos, mas uma coisa que é interessante é que você se depara com uma leitura de fato real. As cenas de conflitos que normalmente revoltam um leitor quando é fictício, quando real, é estarrecedor. Gosto de livros descritivos, dão uma boa ideia pra imaginação. Esse livro particularmente eu não conheço, mas lembrarei dele quando voltar às livrarias.

    Aliás, nosso blog está indicando o seu ao selo The Versatile Blogger Award. O link está aqui:
    http://tenhoquecontar.blogspot.com.br/2014/02/the-versatile-blogger-awards.html

    ResponderExcluir

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana