Resenha: Fazendo Meu Filme: A Estréia de Fani

11.11.13
Eu já comentei aqui no blog, que esse ano estou dando oportunidade aos autores brasileiros (eu sou uma leitora assídua de literatura estrangeira, e deixo os nacionais de lado), nessa minha nova fase nacionalista acabei conhecendo autores fantásticos como: Raphael Draccon, Carina Rissi e Marina Carvalho. Recentemente conheci mais uma, que também é incrível, Paula Pimenta. O mais engraçado disso é que só li o livro da Paula depois que a minha irmã (que não gosta de ler), devorou o livro dela em 1 dia, aí tive que descobrir quem era a santa que operou esse milagre. Foi assim que eu li "Fazendo Meu Filme: A Estréia de Fani"



Sinopse: "Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. 
“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades." 

O livro é para adolescentes, não sei especificar se é infanto-juvenil ou YA, mas ele é bem leve. O enredo retrata situações vividas por jovens, as dúvidas sobre futuro, e os relacionamentos amorosos, tudo de uma maneira bem leve e bonitinha.

A escrita da Paula é deliciosa, ela tem um estilo semelhante ao de Meg Cabot, e isso é um baita elogio vindo de mim, porque eu adoro Meg Cabot. A Paula tal como Meg sabe escrever como os jovens, elas tem esse dom de conseguir falar a mesma língua desse público, sem ser uma coisa forçada, acho que esse foi o motivo da minha irmã curti tanto o livro (ninguém não gosta de ler, só não leu o livro certo ainda). O único problema que eu achei a escrita foi o fato de ser previsível, no começo do livro já tinha sacado o rumo da estória. Porém não acho que isso desmoraliza "Fazendo Meu Filme".

Uma das principais coisas que mais me agradou no livro foi os inícios dos capítulos com frases de filmes, e como sou cinéfila assumida me derreti totalmente. Claro que esse encantamento aconteceu, principalmente, porque o livro já inicia com uma frase de um dos filmes que eu mais amo: Moulin Rouge.

Gostei de todos os personagens da série, eles são bem reais e muito divertidos. Me apaixonei pela Fani e sua paixão pelos filmes, achei fofo ela querer viver uma estória semelhante as das comédias românticas (me identifiquei total, só que o meu problema é com os livros). Gosto muito da Gabriela, gostei porque ela foge do esteriótipo de melhor amiga FDP (sério, 90% das amigas de protagonistas são chatinhas). Queria deixar para falar do Leo por último porque gostei dele, porém achei que ele é meio menino feito por menina, muito distante da realidade, mas isso não me incomodou tanto porque sou fãs de personagens masculinos idealizados.

O desenrolar do enredo é bem legal e angustiante, porque você quer que tudo der certo logo e que a Fani seja feliz, mas Paula Pimenta consegue nos prender até os momentos finais, que valem super a pena a espera. Como o livro faz parte de uma série, o final de "A estréia de Fani" é daqueles que precisam de continuação. Continuação essa que eu não vejo a hora de ler e ver o que a autora reserva a Estefânia.

Paula Pimenta conquistou a minha irmã não-leitora e a mim leitora viciada, e vai ter presença confirmada na minha estante. Como diria Fani: 4 estrelinhas para "Fazendo Meu Filme".

Boa Leitura!
Até o próximo post!

2 comentários:

  1. Vc ainda não leu os outros 3 livros da série? Queria saber o que vc achou, gosto das suas críticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasmim
      Ainda não li todos os livros da série. Já li o segundo, semana que vem vai ter resenha sobre ele no blog.
      Obrigada pela visita e comentário. Fico feliz de saber que você gosta das minhas críticas.
      Abraço

      Excluir

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana