Top 5: Animações Disney

5.10.13
O blog ficou abandonado por uma semana porque eu estava com falta de tempo, mas vamos voltar com a rotina normal. O post de hoje vai iniciar meus posts da semana da criança, eu sei que não sou criança mais, mas como eu ainda tenho uma criança dentro de mim acho que vai ser bem legal. 

Esse primeiro post é sobre uma paixão minha da vida toda, as animações da Disney. Resolvi fazer um TOP 5 dos meus filmes preferidos, desde que eu era criança até os dias de hoje. E se você infelizmente esqueceu os prazeres da sua infância ou abandonou todos eles no passado, só tenho que ter dó de você, porque eu guardei os prazeres das animações para a vida adulta, e não me privo da diversão de ir ao cinema assistir os filmes dos estúdios Disney.

5º) Enrolados (2010)

Sinopse: "Flynn Ryder  é o bandido mais procurado e sedutor do reino. Um dia, em plena fuga, ele se esconde em uma torre. Lá conhece Rapunzel, uma jovem prestes a completar 18 anos que tem um enorme cabelo dourado, de 21 metros de comprimento. Rapunzel deseja deixar seu confinamento na torre para ver as luzes que sempre surgem no dia de seu aniversário. Para tanto, faz um acordo com Flynn. Ele a ajuda a fugir e ela lhe devolve a valiosa tiara que tinha roubado. Só que a mamãe Gothel , que manteve Rapunzel na torre durante toda a sua vida, não quer que ela deixe o local de jeito nenhum."

"Enrolados" é uma animação bem recente, e me encantou por ter uma Rapunzel mais moderna (gosto de mocinhas fortes) e ter como par romântico um ladrão, o único problema é ele ser dublado pelo Luciano Huck (fala sério, não tem como não esperar ele dizer "loucura, loucura").

Um dos maiores motivos que me fazem amar Enrolados é o fato dele ser um musical, como as antigas animações (da minha infância). A trilha é muito linda, tem músicas incríveis e com toda certeza a minha preferida delas é "Vejo Enfim a Luz Brilhar", que é sensacional na original e na versão em português.




4º) O Corcunda de Notre Dame (1996)

Sinopse: "Em Paris, durante a Idade Média, vive Quasímodo, um corcunda que mora enclausurado desde a infância nos porões da catedral de Notre Dame. Um dia Quasímodo decide sair da escuridão em que vive e conhece Esmeralda, uma bela cigana por quem se apaixona. Para conseguir concretizar seu amor ele terá antes que enfrentar o poderoso Claude Frollo e seu fiel ajudante Febo."

A minha paixão por adaptações cinematográficas de livros deve ter se iniciado na minha infância, porque em 1996 quando eu nem sabia quem era Victor Hugo já era encantada pela estória do Quasímodo, criada pelo escritor, tudo isso graças a essa animação. 

Gosto muito de o "Corcunda de Notre Dame", por ser uma estória que ensina a não julgar as pessoas pelas aparências, uma lição que tento carregar para a vida inteira. E uma das melhores coisas é ela não ser clichê, fugir do caminho "mais correto" e ir para o lado "mais real".

Ele também é uma animação musical e tem uma das músicas que pra mim é a mais linda que já vi em uma animação, que é "Salve os Proscritos".




3º) Hércules (1997)

Sinopse: "Olimpo, Grécia. Na morada dos deuses só existe alegria com o nascimento de Hércules , o filho de Zeus  e Hera . Mas o deus do mundo subterrâneo, Hades, não compartilha desta felicidade, pois conspira para tomar o lugar de Zeus, o que só poderá ser feito quando os planetas estiverem alinhados (isto demorará 18 anos) e, como foi predito, se não houver intervenção de Hércules, que na época será um jovem. Assim Hades ordena para duas entidades que dêem para Hércules uma poção que o transformará num mortal. Ela precisava ser toda ingerida e, por Hércules não ter bebido uma gota, ainda fica nele uma centelha divina, que lhe dá uma enorme força. Porém ele não é mais um deus e assim não pode viver no Olimpo. Hércules passa a ter como pais adotivos Alcmena  e Anfitrião . Hércules sente-se diferente dos demais jovens e então fica sabendo através de seus pais adotivos que sua origem é divina. Ele decide então voltar ao Monte Olimpo, mas para isto precisa antes se tornar um verdadeiro herói."

Os estúdios Disney sempre gostam de utilizar de estórias de todos os lugares, eles não se prendem apenas nos contos de fadas, o que eu acho genial. Não me entendam mal, eu gosto de estórias de princesas, mas sempre fui fã de aventuras e de personagens que tem que vencer distâncias. E o mito de Hércules tem tudo isso, e é sobre mitologia grega que é um tema que eu adoro.

Minha paixão por "Hércules" nasceu devido ao grande toque de humor com que a estória é contada, mas principalmente por ter a melhor trilha sonora de todas, é até difícil escolher apenas uma canção, porque eu gosto de todas. Mas como a minha personagem preferida do filme é a Meg e pra mim as melhores canções são as que as Musas participam, não podia ser outra do que "Não direi", que eu tomei como trilha sonora pessoal por muito tempo.






2º) Mulan (1998)

Sinopse: "Quando os mongóis invadem a China, o imperador decreta que cada família ceda um homem para o exército imperial. Com isso, uma jovem fica angustiada ao ver seu velho e doente pai ser convocado, por ser o único homem da família. Ele precisa ir, mesmo sabendo que certamente morrerá, para manter a honra da família. Assim, sua filha rouba sua armadura e espada, se disfarça de homem e se apresenta no lugar do pai, mas os espíritos dos ancestrais decidem protegê-la e ordenam a um dragão, que havia caído em desgraça, que convença a jovem a abandonar seu plano. Ele concorda, mas quando conhece a jovem descobre que ela não pode ter dissuadida e, assim, decide ajudá-la a cumprir sua perigosa missão de ir para a guerra e voltar viva."

"Mulan" é uma das minhas animações preferidas da vida porque tem personagem feminina forte, é musical, é muuuuuiiiitoooo engraçada, conta estória de superação, tem ação, não é apenas um conto de fadas,  tem personagens incríveis (beijo pro Mushu, que tem a melhor cena) e se passa na China (um dos lugares que eu quero muito conhecer). 

Adoro a trilha de Mulan e a minha música preferida é "Eu Serei um Homem como Você" que é demais, gosto dela por causa do coro lindo.




1º) A Bela e a Fera (1991)

Sinopse: "Em uma pequena aldeia da França vive Belle, uma jovem inteligente que é considerada estranha pelo moradores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Ela é cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas apesar de todas as jovens do lugarejo o acharem um homem bonito, Belle não o suporta, pois vê nele uma pessoa primitiva e convencida. Quando o pai de Belle vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, ele acaba se perdendo na floresta e é atacado por lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um castelo, mas acaba se tornando prisioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na verdade é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira quando negou abrigo a ela. Quando Belle sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. Ela chega ao castelo e lá faz um acordo com a Fera: se seu pai fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera concorda e todos os "moradores" do castelo, que lá vivem e também foram transformados em objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebrado. Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito."

Claro que a minha animação Disney preferida tinha que ser "A Bela e a Fera", ele já tinha atingido o alto do pódio no post que fiz sobre filmes da minha vida. Essa animação pra mim é a melhor porque ensina, é uma estória que eu sempre gostei, tem uma trilha sensacional, a Bela é a melhor princesa (inteligente e gosta de ler) e para mim é a animação mais sensacional que Walt Disney já produziu (sem mais delongas).

Eu gosto tanto desse filme que cantava as músicas 24h na cabeça da minha mãe quando era criança. Sei que a maioria das pessoas é alucinada por "Sentimentos", e eu na infância também a achava a melhor, porém hoje pra mim uma das melhores canções interpretadas pelos personagens é a "Bela (Reprise)", que é pequena com uma letra que diz tudo, trilha sonora pessoal.


Quis fazer esse post porque pra mim os filmes da Disney são clássicos para todas as idades, eles deveriam ser obrigatórios, digo isso pelo fato de eles sempre terem uma lição de moral, que de maneira divertida e delicada marcam a gente.

Não tenho vergonha de falar que assisto esses filmes até hoje, que sei as falas e canções de cor e queria ter todos eles na minha filmoteca pessoal (planos para o futuro). Aconselho as pessoas que tem filhos que apresentem a eles todos as animações da Disney, que é algo que eu farei com os meus. E se você é adulto, volte para a infância em uma tarde qualquer e se perca nas estórias contadas nesses filmes, porque voltar a ser criança através deles é uma delícia.

Boa Semana das Crianças!
Até o próximo post!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana