Resenha: Selvagens

12.3.13
"Selvagens" não é o tipo de livro que eu compraria sozinha, não é muito o estilo que eu costumo ler (sou fã de fantasia e romances), por isso quando ganhei ele fiquei com o pé atrás, mas depois de ler a sinopse e ver o trailer do filme (vou falar dele, espere mais um pouco) eu decidi dar uma chance pro livro de Don Winslow. E posso dizer que não me arrependi.


Sinopse:"Ambientalista e filantropo nas horas vagas, Ben comanda um negócio de venda de maconha em Laguna Beach. Ao lado de seu parceiro, o ex-mercenário Chon, ele fatura lucros consideráveis e mantém uma clientela fiel. No passado, quando seu território foi invadido, Chon tratou de eliminar a ameaça. Agora, porém, eles parecem estar diante de uma força da qual não podem dar conta: o Cartel de Baja, do México quer tomar a região e avisa que não irá aceitar uma negativa como resposta. Quando os dois amigos se recusam a recuar, o cartel reforça a advertência sequestrando Ophelia, companheira e confidente dos rapazes. O sequestro deflagra uma gama alucinante de negociações habilidosas e reviravoltas inacreditáveis, que deixarão os leitores ansiosos para descobrir o custo da liberdade e o preço de um grande barato." 

A escrita do Don Winslow é bem diferente é como se o narrador estivesse conversando com o leitor, ele  não narra os fatos em ordem cronológica, mas nada que prejudique a história. Pelo contrário, achei que esse estilo de contar a estória deu leveza ao livro, já que o mesmo tem uma temática "pesada" (isso mesmo, se você tem problemas com sexo e drogas é melhor escolher outro livro). O vocabulário utilizado por Dow Winslow também não é muito certinho ele utiliza de gírias e muitos palavrões, detalhe que gostei, acho que isso dá um toque realista aos personagens. E o livro já começa com uma frase que, pra mim, inicia perfeitamente a estória de Chon, Ben e O.: "Vai se foder"


Gosto muito dos personagens de "Selvagens" na maneira como o autor conta seus precedentes para apresentá-los, eles são um pouco caricatos, mas a junção de todos eles é uma explosão de autenticidade. Em quesito personagens eu posso dizer que o triângulo principal, Chon, Ben e O., são demais, gosto muito do jeito filantropo do Ben e a maneira como ele ama as pessoas, gosto do explosivo Chon e seus ataques violentos e sou muito fã da O. ela é claramente apaixonada pelos dois, é divertida e inteligente, gostei muito das partes em que seus pensamentos eram revelados pelo autor. Como já disse anteriormente, eles são uma bela junção.

"Selvagens" é um livro com uma temática pesada, mas não é pesado, ele é fácil de ler e muito divertido também, consegui ler ele em 3 dias. Tem um final um pouco trágico, mas um ótimo final. Não li mais nada do Dow Winslow, mas se seus livros tendem a ser escritos dessa maneira, pode ter certeza que irei lê-los. Indico o livro, mas alerto aos "santinhos" de que tem ler sem puritanismo.

O livro recebeu uma adaptação cinematográfica, feita por Oliver Stone, em seu elenco temos grandes atores como: John Travolta, Salma Hayek e Benício Del Toro. A trilha sonora é ótima, tem toda uma vibe praiana que casa com a estória. Mas.... Que adaptação horrorosa! Eles mudaram muitas coisas e resolveram adaptar os personagens aos atores escolhidos, John Travolta dá destaque ao seu personagem, coisa que não ocorre no livro e O. interpretada por Blake Lively se torna uma chatinha (parece com a Serena de GG, mas com dois namorados). Quando vi o trailer me empolguei bastante, mas ao final do filme queria mandar um e-mail para o Oliver Stone dizendo: "VAI SE FODER!". Tinha tudo pra dar certo, mas inventaram demais.



Tenha uma boa leitura!
Até o próximo post!



2 comentários:

  1. Olá, eu me interessei bastante pela história do livro mas não tive oportunidade de ler ainda! Adorei seu blog e a resenha, to seguindo! Se quiser dá uma passada no meu http://bolinhosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana