Resenha: Branco Letal

14.8.19
Sinopse: "O romance mais épico de Robert Galbraith escrito até então, Branco letal é ao mesmo tempo um policial emocionante e um novo episódio da história em curso de Cormoran Strike e Robin Ellacott.
“Eu vi matarem menino... foi estrangulado, no cavalo.”
Quando Billy, um jovem problemático, vai à agência do detetive particular Cormoran Strike procurando sua ajuda na investigação de um crime que ele pensa ter testemunhado quando criança, Strike fica profundamente aflito. Embora tenha problemas mentais evidentes e não consiga se lembrar de muitos detalhes concretos, há algo de sincero nele e na história que conta. Mas antes que Strike consiga interrogá-lo melhor, Billy foge de seu escritório em pânico.
Tentando chegar ao fundo da história de Billy, Strike e Robin Ellacott — antes sua secretária, agora uma sócia na agência — partem seguindo um rastro tortuoso que os leva pelas ruas do submundo de Londres, até um refúgio secreto dentro do Parlamento e a uma mansão bela, porém sinistra, no interior do país.
E durante esta investigação labiríntica, a própria vida de Strike não está nada fácil: graças à fama recente como detetive particular, ele não consegue mais agir nos bastidores, como antigamente. Além disso, sua relação com a antiga secretária carrega mais tensão do que no passado — Robin agora é inestimável para Strike nos negócios, mas a relação pessoal dos dois é muito mais espinhosa."

"Branco Letal" é o quarto livro da série do detetive Cormoran Strike e o maior deles até agora, com suas mais de 600 páginas, mas nem mesmo sendo um calhamaço nada tedioso. Esse quarto mistério investigado por Strike é tão instigante como seus antecessores. Temos um jovem com problemas mentais que jura ter visto um menino ser estrangulado, o começo de um caso cheio de reviravoltas e que só tem solução no finalzinho do livro.

Além do mistério, que é o ponto central da história, também é muito abordada a vida pessoal de Strike e Robin, que definitivamente estão muito afins um do outro, mas não tem coragem de admitir. Os dois tem que colocar pontos finais em suas histórias passadas, para que possam evoluir e começar uma nova vida. Gosto muito do autor não focar apenas em solução de casos e dá espaço para o individual de cada personagem, para que conheçamos profundamente seus sentimentos e sua personalidade.

Nesse quarto livro é possível ver que a história não é apenas de Strike, pelo contrário, Robin ´tão protagonista quanto o detetive grandalhão e vem ganhando cada vez mais espaço na hora de solucionar os casos. Acho maravilhoso ela não ser apenas a bela secretária, mas uma mulher cheia de personalidade que quer colocar a mão na massa.

Adoro a escrita de Robert Gailbraith, mesmo esse livro sendo um calhamaço, ele conseguiu me prender, fiquei desesperada para descobrir o que realmente Billy presenciou, e tive várias teorias, o que de maneira alguma tornou a leitura cansativa. Mas que fique claro que gosto desse estilo de história cheia de detalhes a la J.K. Rowling, afinal, adoro Morte Súbita.

"Branco Letal" foi aquele quarto livro que demorou a ser lançado, mas foi mais que bem recebido pra mim, eu adorei a história e já estou ansiosa para o quinto livro. Quero mais de Strike e Robin e seus casos. 

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana