Resenha: Arquivos Serial Killers

9.8.18
Sinopse: "Ilana Casoy foi nossa primeira autora nacional. Pioneira no estudo das ciências criminais no Brasil, Ilana já era uma escritora reconhecida quando aceitou nosso convite e apostou no escuro com a DarkSide Books. A Caveirinha aprovou, assim como todos os DarkSiders. A hora é agora de renovar os laços com ela e com você também querido leitor. Mais uma vez Ilana é nossa pioneira e Arquivos - Serial Killers é o primeiro dos relançamentos comemorativos dos 5 anos de DarkSide Books: os 2 livros, Serial Killers - Louco ou Cruel? e Serial Killers - Made in Brazil, reunidos num único volume de luxo com mais de 700 páginas de investigação. Ilana Casoy é uma autoridade sobre mentes criminosas e resoluções criminais no Brasil. Para escrever Serial Killers: Louco ou Cruel? a escritora mergulhou em arquivos policiais e judiciais, da Scotland Yard e do FBI, além de ter pesquisado rigorosamente em muitas outras fontes para construir um inquietante roteiro de como, com que e por que os serial killers atuam. Em Serial Killers - Made in Brazil, Ilana investigou os serial killers brasileiros, no que seria o primeiro livro do gênero para os serial killers brasileiros. Foram 5 anos de pesquisas, visitas a arquivos públicos, manicômios e penitenciárias, além de entrevistar cara a cara com personificações do mal em terras brasileiras, para criar arquivos sobre o lado mais sombrio do ser humano. Por muitas vezes comovente e perturbador, o relato de Ilana nos apresenta histórias que nem a ficção e o cinema conseguiriam criar."

Em 2016 a Darkside lançou em uma edição especial dois livros da Ilana Casoy em um único volume, o "Casos de Família", que foi meu primeiro contato com livros da autora. E de cara gostei bastante da escrita dela, da maneira como ela conta suas "histórias" e como nos passa conhecimento. Então quando vi que mais uma edição especial de suas obras ia sair, já coloquei n wishlist. A leitura da vez foi o Arquivos Serial Killer.

O livro na verdade é uma junção de dois livros da Ilana sobre serial killers eu logo quis colocá-lo na minha wishlist. E a leitura da vez foi "Arquivos Serial Killers", que é uma junção de dois livros escritos pela Ilana, Louco ou Cruel? e Made in Brasil. O primeiro vai falar sobre o que é se um serial killer e contar sobre os casos mais famosos. Já o segundo, vai mostrar que o Brasil também tem seus assassinos em série.

"Louco ou Cruel?" mostra casos antigos em grande maioria de assassinos de outros países. Muitos dos casos citados já são conhecidos como Ted Bundy, Jeffrey Dahmer, John Wayne Gancy, Ed Gein e o terrível Albert Fish, mas tem alguns que eu nunca tinha ouvido falar. Mesmo tendo vários casos que já conhecia a leitura não foi cansativa e nem desinteressante, a maneira como Ilana conta é diferente, narrando cada capítulo de uma maneira, te levando para dentro daqueles acontecimentos.

"Made in Brasil" já é mais assustador, por estar tão próximo, afinal, aqueles casos são no Brasil e além da proximidade geográfica tem ainda o fato de que Ilana Casoy falou com os assassinos, entrevistou, olhou dentro daqueles olhos, desvendou o ser humano por trás do monstro. E foi o que senti lendo essa segunda parte, como se por trás de toda atrocidade cometida por aqueles homens, existisse um ser humano que lida com traumas, problemas mentais e familiares. A autora te leva a ver o outro lado, entender um pouco que aquelas pessoas em algo a mais além da faceta de assassino.

Ler sobre crimes, torturas e abusos nunca é fácil, sempre é dolorido, porque tudo aquilo é real, aconteceu há muito ou pouco tempo, mas mesmo assim não perde a crueldade. Mas quando temos alguém que explora além do grotesco e da exposição apenas pelo choque, que quer mostrar, esclarecer, nos fazer entender, fica mais fácil e foi assim que me senti ao terminar este livro, aprendi muito, mas não foi fácil passar por todas aquelas "histórias". "Arquivos Serial Killers" é daqueles livros que a pessoa tem que ter estômago forte, para encarar toda a maldade humana relatada em suas páginas.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana