Resenha: Anne da Ilha

22.5.18
Sinopse: "O terceiro livro da série Anne de Green Gables! Anne Shirley decide deixar Green Gables e seu trabalho para ir atrás de seu sonho original: completar os estudos em Redmond College. Apesar de sentir-se dividida entre partir rumo ao desconhecido ou permanecer no ambiente familiar, Anne faz as malas e vai morar em Kingsport com Priscilla Grant. Gilbert Blythe também está indo para Kingsport para estudar e se tornar médico, e nada o tornaria mais feliz do que se Anne revelasse que sente mais do que amizade por ele. Novas aventuras descortinam-se além da curva do caminho, enquanto Anne guarda as lembranças da rotina rural de Avonlea, uma vida repleta de surpresas aguarda por ela, incluindo um pedido de casamento e a perda de algumas de suas preciosas ilusões juvenis."

Chegamos ao terceiro livro da Anne Shirley, que não é mais aquela órfã magrela e sardenta que chegou a Green Gables por engano. Anne agora é uma jovem mulher, bonita e que vai completar seus estudos na "universidade". Muita coisa mudou. Neste terceiro livro Lucy Maud Montgomery vai focar  nos relacionamentos amorosos, principalmente, no entre Anne e Gilbert, que começou lá no primeiro livro, quando ele a chamou de cenoura.

Como nos outros livros nós vamos acompanhar a vida dessa jovem e das pessoas ao seu redor. Agora que Anne já é adulta, a imaginação fica um pouco de lado na história, ela agora é mais centrada, mas ainda ali no fundo ela precisa abandonar sua terra de sonhos e inspirações. É interessante que ela mesmo começa a perceber que aquela garota de antigamente já não tem lugar na sua vida.

Neste livro os outros personagens são meio que deixados de lado e temos muito mais foco na vida de Anne do que antes, afinal, agora ela é uma bela mulher e não precisa mais ser a princesa Cordélia para chamar atenção. Mas apesar de Anne ser o o foco central temos momentos interessantes para Davy, o jovem órfão adotado por Marilla e Anne que pra mim não é apenas levado, Phil, uma garota bonita e desmiolada, que eu também achei bem fútil, Roy Gardner, o príncipe encantado nem tão encantado assim.

Adora a Anne e me identifico muito com ela, mas meu personagem preferido continua sendo Gilbert Blythe, que foi crescendo ao longo dos livros e se tornou um homem encantador. Era inegável que todas suas tentativas de se aproximar de Anne quando criança foi porque ele gostava dela e esse sentimento foi crescendo e se tornou amor. Adoro todos os momentos em que ele aparece e a maneira como ele olha e fala com sua paixão é muito encantador.

"Anne da Ilha" é tão delicioso quanto seus antecessores e "fecha" muito bem a história da garotinha ruiva que foi adotada por engano. Daqueles livros que você lê com um sorriso no rosto e um calorzinho no coração. Mais do que indicado para os fãs de uma boa história.

Quer adquirir Anne de da Ilha com 5% de desconto? Acesse o site da Editora Pedrazul e use o cupom "agoraqsoucritica".
Até o próximo post!

4 comentários:

  1. Gostei bastante da sua resenha!Espero ansiosa pela terceira temporada de AnnE

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber quais eventos que ocorrem na mini-série dos anos 80 estão presentes nos livros. Por exemplo na mini-série em uma determinada parte, ela vai dar aulas em uma escola para moças e conhece um pai de uma delas que é viúvo e que se apaixona por Anne, isso acontece em qual livro? Ou não acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelahi
      Então eu só vi alguns trechos da minissérie dos anos 80, então não sei quais fatos representados nela estão serpentes nos livros. Até agora li os três primeiros e nada relativo a um viúvo se apaixonar por Anne.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana