Anime: Orange

12.11.16
Se você ainda acredita que animações são apenas para crianças e que principalmente as orientais são apenas sobre robôs gigantes e animais estranhos, você precisa ampliar seus horizontes, porque os japoneses adoram fazer animações sobre assuntos sérios, como "Orange" que resolveu abordar o suicídio.


Sinopse: "Todos possuem arrependimentos. Então, quem não mudaria o passado se tivesse a oportunidade? Quando a estudante de 16 anos Takamiya Naho recebe uma misteriosa carta, supostamente enviada por ela mesma de 11 anos no futuro, sua vida vira de cabeça pra baixo. A carta diz que um estudante transferido chamado Naruse Kakeru irá se juntar a sua classe, e que ela deve ficar de olho nele. Mas por quê? Naho precisa decidir o que fazer com a carta e o seu aviso, além de descobrir o que isso significa para o seu futuro e para o futuro de Kakeru também."

"Orange" é mais um daqueles animes para partir seu coração e deixar os olhos marejados. A animação vai contar a história de um grupo de amigos, a estória vai ser mostrada em dois momentos diferentes passado e futuro, para ser mais especifica, 11 anos antes e 11 anos depois. E começa no primeiro dia de aula, em que Naho recebe uma carta do seu eu do futuro, a carta é sobre um novo aluno, Kakeru, e tem algumas instruções para que Naho impeça um certo acontecimento e evite uma porção de arrependimentos. Então em 13 episódios Naho precisa mudar o futuro.

As personagens são Naho, a típica protagonista tímida e apaixonada, Kakeru, o o novato cheio de problemas, Suwa, o melhor amigo que alguém pode ter na vida, Takako, a garota durona, Hagita, o nerd caladão, e Azusa a garota esperta e divertida. O anime é cheio daqueles personagens que todas já vimos em qualquer outro, e esse estereótipos são os causadores dos problemas deles, e quando a carta do futuro vem pra tentar resolvê-los é genial.

Em vários momentos você ficará dividido, porque quando tem flashs do futuro você fica mal pelo o que acontece, porém começa a gostar de como as coisas estão, porém as coisas tem que mudar. Mas o fato de o autor ter usado a ideia de existirem várias dimensões em que a estória é diferente, isso já é um consolo.

O anime é lindo e vai falar muito sobre viver, se dar oportunidades, arrependimentos e o quanto eles podem te fazer mal. Mais uma vez os orientais mostrando como fazer animações cheias de significado e sobre assuntos importantes que precisam ser discutidos. Vocês precisam assistir.

Até o próximo post!

9 comentários:

  1. Terminei o anime agora a pouco. Minha nota é 9, avaliando tanto a história quanto a animação. Achei que o final ficou subentendido, não gostei. Afinal, se vi até o final, quero ASSISTIR o final. Se for pra ficar imaginando, só assistiria até a metade. Mas ainda assim, só por abordar viagem no tempo e suicídio (acho que nunca vi outro anime sobre o assunto), valeu a pena.

    ResponderExcluir
  2. No manga tem um "final"... voce só tem que ler...

    ResponderExcluir
  3. Nota 2. O anime é ruim. A história não condiz com a realidade, não que deveria, mas faz pouco caso do conceito de voltar no tempo, aliás o faz de forma totalmente superficial e ingênua. O fato de simplesmente mudar um ato, já seria o suficiente para alterar todo um futuro, consequentemente não necessitando esse trabalho todo do anime. É exatamente o contrário que ele faz, busca ao máximo mudar as coisas do passado, sem ao menos questionar que muitos poderão ser prejudicados ou beneficiados, o anime trata isso de forma tão simplória, que até mesmo os personagens não se dão conta que estão traçando um linha diferente ao seus futuros, somente se dando conta disso no final do anime, o que é deplorável. Os personagens principais são puro clichês: 1.a típica menina tímida, inteligente, amigável, que todo mundo gosta, mas que na realidade se mostra totalmente insegura e dependente dos outros. O protagonista: o típico cara que é famoso com as garotas, bom no esporte, tira a maior nota da turma e todos gostam dele, mas ainda assim, o sujeito prefere dar importância as coisas negativas de sua vida, como se deprimir em um problema, do que se animar por ser em outros aspectos privilegiado, pois é isso que o anime mostra, porque simplesmente o cara não faz nada pra melhorar isso, ele tem talento pra algumas coisas, como esportes, nas matérias, nas amizades, até no amor, não precisando nem se dedicar, isso ele faz, pois sempre tem que ser empurrado por um dos coadjuvantes para tomar uma ação, o que é ridículo e o mostra também totalmente dependente. Os coadjuvantes, o autor somente os inseriu na história, não deu objetivos, para muitos nem mesmo personalidade, e o anime fica nessa, focando os dois protagonista que não conseguem fazer nada sozinhos, e os demais amigos tentando os ajudar a namorar, enquanto mudam toda a história sem pensar no futura, ainda assim igborando os sentimentos de Suwa que também gosta da protagonista e no real futuro fica com ela. Vi muitas coisas sobre o anime, o que me fez pensar que era bom, mas é um anime ruim, com boa ideia, que foi totalmente mal construída, o autor não deu importância para alguns detalhes, alias, só buscou mostrar a realidade dos protagonista, os demais personagens ele simplesmente descartou, típico de um anime ruim, portanto, no meu crítico ponto de vista não recomendaria o anime, na verdade deixou a desejar e me decepcionou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava pensando em assistir,mas depois disso que vc disse realmente não vale a pena

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Irmão, eu acho q você precisava ver Orange de novo (só que com outros olhares). O anime não foca somente na questão de consertar arrependimentos passados. Aliás, algumas instruções das cartas eles não seguem, justamente porque os protagonistas tem consciência que o futuro tem que ser mudado a partir de uma iniciativa deles mesmos, mesmo as cartas não estando erradas (e nesse caso, a Naho nn fica totalmente dependente de uma carta para mudar). Falar que existe traição escondida também é um olhar muito crítico (essa visão do anime é pra quem não leu o mangá), pois foi mostrado que o Suwa também recebeu uma carta dele msm de 10 anos no futuro. Pode até ser que o anime não tenha um final completo (e que não tenha agradado a muitos), mas pelo menos no mangá, tem um final bem melhor. Falar que o Suwa é um pouco inseguro (mesmo sendo super motivacional) e que não liga pro seu futuro com a Naho também é bem crítico. Aliás, não foi somente a Naho do futuro que ficou arrependida de ter perdida o Kakeru (todos ficaram). Enfim, é um anime ok, que trata a questão da depressão e suicídio de forma muito delicada. No meu ranking, é o segundo mlhr anime do gênero psicológico e amadurecimento (1 lugar é o Koe No Katachi, que se pá é um dos filmes mais tristes e reflexivos que eu já vi). Se a pessoa que vê Orange só foca na questão do Shoujo, ela fica totalmente perdida no fio da meada. E outra, você acha mesmo que o autor não focou nos outros três (Azusu, Takako e no Agita)? No primeiro episódio, eles literalmente leem as cartas que falam dos sonhos e objetivos de todos, e a questão da personalidade desses três também é bem visivelmente desenvolvida com o decorrer dos eps. Enfim, se você achou o anime fraco, veja o mangá, que com certeza, você dps vai reformular essas ideias.

      Excluir
    4. Os mundos sao paralelos, com isso oq acontece no passado nao danifica o futuro, se cria outro futuro a partir de onde estao , um futuro com kakeru vivo .

      Excluir
  4. Eu assisti o anime a algum tempo e eu até teria gostado se eles não tivessem focado tudo em salvar o kakeru, ele não era uma pessoa ruin e tals mais eu achei horrível a forma que ignoraram os sentimentos do suwa pela não até ele mesmo deixou a felicidade dele de lado para que o kakeru vivesse e oque eu mais odiei foi a atitude deles do futuro de ter essa ideia de enviar as cartas para eles do passado só pelo fato de quando eles tiveram a ideia das cartas eles não tinha percebido ainda que não mudaria o futuro deles mais sim o futuro de um alguma outra dimensão sla, e eu fiquei me perguntando, sério que a naho trocaria tudo que ela construiu com o suwa para salvar o kakeru? Ela trocaria o suwa? Trocaria o próprio filho só para ter um amor do passado de volta? Não sei se vão concordar comigo mais eu fiquei refletindo muito sobre isso :')

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muita vontade de assistir ao anime e vendo aqui os comentários eu pude entender uma coisa que tenho de vê para tirar minhas próprias conclusões mas desde já afirmo que concordo com @Blog de animes eu já assisti ao keo no katachi e na minha opinião ele é um anime que aborda muito sobre o assunto do suicídio e depressão e para mim ele está em 1 lugar entre outros que eu já assisti então eu super recomendo que sempre que parecer confuso ou sem cabimento, reasistam aos animes e relêm aos mangás sério vale muito a pena.

    ResponderExcluir

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana