Resenha: Fazendo Meu Filme 3 - O Roteiro Inesperado de Fani

15.9.14
A resenha desta segunda foi a primeira que conseguir escrever logo depois de ter lido a última página de um livro. Geralmente eu preciso de um tempo, para pensar sobre a estória e escrever a resenha sem aquela sensação de encantamento pelo livro, que pode prejudicar a opinião no quesito técnico. Mas em Fazendo Meu Filme 3 tive que escrever imediatamente, para ver se conseguia encerrar o efeito que o livro da Paula Pimenta causou em mim.


Sinopse: "Fani, agora com dezoito anos, volta da terra da rainha mais segura, mais madura, e logo se dá conta de que já não é mais a mesma menina que viajou para a Inglaterra, cheia de anseios e temores. Agora, as expectativas estão voltadas para o vestibular e o tão sonhado namoro com Leo. Mas, como em um bom filme, sua vida é cheia de surpresas, alegrias, decepções e conflitos. Estefânia Castelino Belluz terá de fazer escolhas difíceis e corajosas. Seja em confusões no namoro, nas dúvidas do vestibular, nas relações com a família ou com as amigas, Fani passa por várias novas experiências e continua a fazer o seu filme, por caminhos às vezes cheios de romance e felicidade, às vezes duros e nebulosos."

Eu já resenhei os livros anteriores da série FMF, e sempre afirmei que a Paula Pimenta tinha um dom para escrever para adolescentes, porque ela consegue mostrar todas as inseguranças, tristezas, felicidades, medos dessa fase. E em "O Roteiro Inesperado de Fani" isso não foi diferente, mas pude perceber que a escrita amadureceu, gostei da maneira como ela mudou o jeito de escrever para mostrar a evolução da Fani, E o livro é daqueles que você não consegue parar de ler, devorar as páginas e ficar com o coração acelerado.

Como já disse as personagens do livro amadureceram, isso é visivelmente notável, gostei que mesmo elas evoluindo a essência não foi perdida. A Fani continua romântica e sonhadora, o Leo apaixonado e encantador, a Natália com a cabeça nas nuvens, a Gabriela com temperamento forte. Tudo ainda está ali, mas aos poucos a autora conseguiu injetar mudanças para que eles entrem para a vida adulta. Ponto fortíssimo do livro.

O enredo foi tão delicioso quanto nos outros dois livros, me envolvi e me lembrei dos momentos em que eu vivi estórias semelhantes aos que algumas personagens viveram. Acho que isso é um dos motivos da série fazer tanto sucesso, porque é muito próximo da nossa realidade, a identificação, pelo menos pra mim, é uma das coisas que me fazem apaixonar por livros.

Adorei essa terceira parte da estória da Fani, claro que acho que a autora soluciona alguns problemas muito magicamente (coisas que não acontecem na vida real), mas nada que me incomode muito. Me envolvi com FMF e juro que fiquei de coração partido quando li a última página. Por isso continuo recomendando a série tanto para os adolescente quanto para os já adultos, porque leitura boa não tem público alvo.

Boa Leitura!
Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana