Cinema: Adoráveis Mulheres

6.2.20
Recentemente falei sobre o livro Mulherzinhas da Louisa May Alcott, que voltou a ser sucesso devido a mais nova adaptação para o cinema, para ser mais exata a quarta adaptação. Mas um livro de 1868, clássico da literatura e com tantas adaptações ainda tem algo a dizer? E eu te digo que sim, porque Greta Gerwig trouxe uma nova visão da história das irmãs March’s que é extremamente necessária nos dias de hoje.

O filme (caso você não tenha lido a minha resenha de Mulherzinhas) vai acompanhar as 4 irmãs March, Meg, Jo, Amy e Beth, que vivem com a mãe enquanto o pai está na guerra. O filme acompanha o fim da "infância" e a vida adulta.

Diferente do livro o filme mescla passado e presente não seguindo um enredo linear, a história é contada paralelamente até se encontrar. Acredito que se a pessoa não leu o livro pode ficar perdida sobre a história, pelo menos no início, mas agora poucos fica fácil de compreender.

Greta utilizou dos acontecimentos e algumas lições presentes no livro, mas atualizou a discussão do papel da mulher, retirou momentos que nos dia de hoje não se encaixam mais e focou nos acontecimentos principais da trama, sem muita enrolação, como algumas pessoas acham no livro.

A diretora inseriu falas na história em que as mulheres questionam qual o valor delas em uma sociedade onde s´acham que elas servem para se casar e se apaixonar, criticando até mesmo os fãs da época do lançamento do livro que pressionavam a autora para que as jovens se cassassem.

Além de transformar a obra de Louisa May Alcott em uma obra muito mais feminista, a Greta Gerwig fez uma carta de amor a autora, ela utilizou da Jo (que dizem ser a personagem que a Louisa criou inspirada em si mesma) como sendo a autora e escrevendo Mulherzinhas, dando voz a ela dentro da história, mostrando que apesar das pressões da sociedade ela foi a dona de seu livro.

O elenco de "Adoráveis Mulheres" é incrível, com nomes fortes como Laura Dern e Meryl Streep, e trazendo os queridinhos do momento como Florence Pugh, Saoirse Rona e Timothé Chalamet. O elenco mais experiente como sempre arrasando com destaque especial para Meryl Streep que deu uma leveza e diversão a história. Do elenco jovem Florence e Saoirse estão maravilhosas o que justifica perfeitamente a indicação das duas ao Oscar, principalmente a primeira, que conseguiu criar duas Amy's com maestria.

Saí do cinema encantada ainda mais com a história de Louisa May Alcott e feliz por existirem mulheres tão incríveis como ela e até mesmo Greta Gerwig que deram voz a adoráveis mulheres de todo mundo.

Até o próximo post!

2 comentários:

  1. Olá!

    Eu não consegui ver esse filme no cinema, mas assisti uma mini-série que tem na Amazon e adorei. Estou esperando o meu livro chegar para poder conferir a história. Depois vejo o filme quando puder.

    Beijos,
    Livros Engavetados

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Não sabia que tinha uma minissérie, que legal, depois vou procurar. Leia o livro e assista o filme, os dois são incríveis.

    Bjs

    ResponderExcluir

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana