Resenha: Belo Desastre

20.1.14
A resenha dessa segunda é de um livro que li no ano passado e adorei, mas acabei não fazendo resenha. Então nessas férias eu o reli e resolvi fzer a resenha aqui no blog. Principalmente porque ele foi responsável pelo meu vício por livros New Adult, "Belo Desastre" da Jaime McGUIRE.



Sinopse: "Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento dele pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura. E é então que eles se envolvem em uma relação intensa e conturbada, que pode acabar levando-os à loucura."

Quando eu li "Belo Desastre" ainda não havia me aventurado nos NA, mas me encantei de cara com o gênero. Acredito que meu encantamento ocorreu principalmente pela escrita da autora, que é muito envolvente e direta. Ela consegue transmitir perfeitamente o que é ser Abby Abernathy, isso é tão marcante que às vezes tinha a impressão de que a personagem era real.

O enredo da estória é muito agitado, cheio de acontecimentos, dando a impressão de que o relacionamento de Travis e Abby foi acelerado e intenso. Na parte do acelerado isso é na verdade apenas uma ilusão criada pela leitura viciante, porque se formos olhar as marcações de tempo da autora, nem foi tão rápido assim (não como os livros eróticos, tipo: 50 tons e Crossfire). A parte do grande números de acontecimento acho que foi a maior falha da Jamie, porque parecia que tudo acontecia com o casal, deixando tudo muito fantasioso.

A autora escreve cenas muito visuais, acredito que o livro daria um ótimo filme, principalmente por ser uma estória acelerada e agitada. Falando em descrever cenas, vi muita gente reclamando do momento high school musical do livro, mas posso dizer que achei engraçadíssimo, pra mim só deu uma leveza no enredo.

As personagens de Jamie são muito problemáticas, mas ao mesmo tempo próximas da realidade, por serem a personificação das dificuldades dos relacionamentos. Claro, que de uma maneira exagerada, porque aquele relacionamento é doentio. Mas eu consigo aceitar toda essa doença por causa de uma personagem: Travis "Cachorro Louco" Maddox, MEUDEUS! o que é esse cara?! Ele tem todos os defeitos numa embalagem tatuada e sexy, e quando eu assustei estava caidinha pelo Bad Boy.

Travis Maddox e o porque das mulheres amarem bad boys.

Personagens como Travis tendem a ser amados pelo público feminino (e muitos caras tendem a criticar essa quedinha), isso acontece porque grande parte das mulheres tem a ilusão de que podem mudar os homens (me incluindo). E é exatamente isso que vemos no livro de Jamie McGUIRE, um cara que era cafajeste, violento e tinha horror a compromisso, ficando de quatro por uma garota e deixando de ser bad boy para se tornar príncipe encantado. BOOOOMMMM mulheres suspirando e desejando que esse homem exista.


A outra parte do casal, Abby Abernathy me irritou um pouco, porém ganhou meu respeito em algumas partes. Ela me incomodou por ser muito indecisa (todo mundo sabe que eu detesto mulher assim), acho que ela deveria ser mais firme em suas decisões e nem tão mimada. Contudo gostei das vezes em que ela "maltratou" o Travis, grande parte de suas brigas tiveram motivos coerentes, e foram importantes para a evolução do tatuado.

"Belo Desastre" não é um livro com muitos questionamentos, é um livro para entretenimento. É delicioso de se ler, sendo rápido e de fácil entendimento. Eu gostei bastante, principalmente pela escrita da autora que é muito boa (deu pra perceber que eu gostei né, li ele de novo). Indico a todos que gostam de romances mais adultos.

Boa Leitura!
Até o próximo post!






4 comentários:

  1. Engraçado como as opiniões sobre esse livro podem divergir tanto. Acabei de ler uma resenha que não foi nem um pouco positiva. eu mesma discordo de muita coisa, principalmente em relação ao Travis, no inicio eu até gostava dele, mas depois ele ficou louco demais, obsessivo demais, e isso fez o livro cair muito no meu conceito. Tanto que nem gostei do final. Mas o fato é, Belo Desastre é inexplicavelmente viciante. Gostei da sua resenha. Ah, o seu blog foi indicado por mim ao selo The Versatile Blogger Award. Para obter mais informações é só acessar ao link que te leva direto ao meu post no blog.
    abraços...

    http://morada-dos-livros.blogspot.com.br/2014/01/selo-versatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É esse livro é muito polêmico, sempre tem gente que ama e gente que odeia. Eu sou da turma que gosta, mas não amei.
      Meu blog já foi indicado pra esse selo, já até respondi. Mas mesmo assim obrigada.
      Abraço

      Excluir
  2. Você já leu Desastre Iminente? Quero ler mas ninguém me conta se é tão bom quanto Belo Desastre... Minha amiga falou que é a narração do Travis (: http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula
      Li sim, vou fazer resenha dele essa semana. Segunda você passa por aqui que vai ter resenha sim. O livro é bom sim.

      Excluir

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana