Resenha: Quando a luz apaga

2.12.19
Sinopse: "Novo livro do autor de O sorriso da hiena. Quando supostos desaparecimentos de moradores de rua chegam ao conhecimento de Artur Veiga, o detetive inicia uma investigação própria para comprovar os fatos, já que não há indícios concretos sobre os crimes. Sem desconfiar que havia um plano maior por trás da série de desaparecimentos, Artur se vê diante de um caso mais complexo do que imaginava, que o desafia em uma trabalhosa busca, levando-o para dentro de uma realidade que sobrevive às margens da vida cotidiana. Enquanto o detetive busca encontrar a verdade, um criminoso tem como objetivo expô-la, movido pelas engrenagens da própria sociedade que o criou. Dentro dela, as normas sociais limitam a felicidade, demonizam os desejos individuais e buscam oprimir o sentimento livre, utilizando o discurso da decadência de valores para solidificar os moldes de uma sociedade reprimida e adestrada."

"Quando a luz apaga" é o mai recente livro lançado pelo autor Gustavo Ávila, o livro tem como personagem principal o detetive Artur Veiga, que também é personagem do livro "O Sorriso da Hiena" que eu já li e resenhei por aqui. Nesse novo livro Artur está de férias da polícia, mas não consegue resistir ao mistério envolvendo o desaparecimentos de moradores de rua.

Esse livro é bem maior que "O Sorriso da Hiena" e pode-se ver uma evolução na escrita do Gustavo Ávila, aqui ele cria uma trama muito melhor que do livro anterior, cheia de personagens com histórias paralelas que aos poucos vão se juntando até chegar o derradeiro final e você entender o papel de cada um naquela história. O livro é bem extenso, e no começo temos vários narradores, que fazem parte da trama criada pelo o responsável pelos desaparecimentos, isso é importante para entender a cabeça do vilão, porém achei que isso fez com que o início fosse mais lento e o excesso de páginas um pouco desnecessário. Mas se o autor peca no início, no restante ele não deixa nada a dever, desvenda logo quem é o assassino na metade do livro, com uma reviravolta surpreendente, deixando que apenas o detetive Artur monte o quebra-cabeças e descubra quem é o grande vilão.

Eu adorei esse livro, achei que o autor conseguiu criar um thriller envolvente, bem amarrado e com personagens bem construídos, tendo ainda a sacada genial de fazer uma crítica a como a sociedade encara o morador de rua, logo no primeiro capítulo ele não poupa na hora de esfregar na cara do leitor, que aqueles são os alvos, porque ninguém se importa e nunca vai perceber. Além dessa crítica, ele vai mostrar muito sobre como é ter uma problema mental, ser diferente e como as pessoas lidam com aquela diferença. Um livro que não vai ser só sobre mistério e matança, mas com conteúdo relevante.

"Quando a luz apaga" foi uma leitura fascinante, que me surpreendeu e jogou várias verdades na minha cara, que livro espetacular. Vale ler suas 476 páginas. Já estou ansiosa pelo próximo livro do Gustavo Ávila.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana