Resenha: A Mão e a Luva

4.4.19
Sinopse: "Publicado inicialmente em formato de folhetim, A mão e a luva saiu pela primeira vez em livro em 1874. Nesta obra, Machado apresenta ao leitor uma de suas tramas mais românticas: Guiomar, uma moça de infância pobre adotada pela madrinha rica, tem que se decidir entre três pretendentes. Essa dúvida envolve o conflito permanente entre a emoção e a razão, no qual está em jogo o futuro dessa mulher forte e decidida. Machado utiliza as reflexões de Guiomar para construir um perfil genial de toda a alta sociedade, na qual não há espaço para sonhadores e ingênuos."

Em "A Mão e a Luva" temos Guiomar, jovem de personalidade forte e muito racional, que tem que escolher um dos seus três pretendentes, Estevão, Jorge e Luís Alves, aquele que mais se parece com ela que quando estiverem juntos serão como a mão e a luva, perfeitos um para o outro.

Guiomar é o centro da narrativa, uma jovem órfã que é adotada pela madrinha rica e por isso vive devotada a ela. A moça é ambiciosa e pensa em cada passo que dá, para conseguir o que deseja, sempre sendo controlada e racional. Mas se para alguns Guiomar pode ser uma mulher arrogante, que passa por cima de tudo para chegar onde deseja, pra mim ela foi bastante interessante. Gosto da maneira como ela é, que sabe muito bem manter as emoções escondidas e que tem aspirações grandiosas, apesar da vidinha que leva. Uma mulher cheia de camadas e encantadoramente forte e decidida, do jeito que só Machado de Assis sabia fazer.  

Os pretendentes de Guiomar pouco tem a acrescentar na história, pois aparecem em vislumbres, quando declaram seu amor ou demonstram atração pela jovem de olhos castanhos. Temos um romântico, um bon vivant e um jovem em plena ascensão, tão diferentes um do outro até mesmo na hora de declarar seu amor, mas para Guiomar não bastam apenas belas palavras, o seu par tem que ser audacioso.

Acho "A Mão e a Luva" um belíssimo livro, que apesar de ser de "época" consegue ser bem atual, principalmente, nos dias de hoje, em que as pessoas buscam cada vez mais pares que compartilhem de suas ambições. Claro, que consegui enxergar além da racionalidade do casal principal uma nesga de amor, afinal, existe entre os dois uma admiração, que causa inquietação e curiosidade. Algo que lá na frente pode se tornar em amor, talvez. 

O livro é curto e muito fácil de ler, em três dias devorei a história, queria saber como que aquele quadrado amoroso iria parar. Machado de Assis em vários momentos me enganou, fazendo crer que iria tomar um caminho, mas lá na frente o desfecho foi outro. E por falar em desfecho que belo desfecho, adoro a maneira como ele termina a história com "Ajustavam-se ambas, como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão...". Sensacional.

Até o próximo post!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana