Resenha: Mrs. Dalloway

6.3.20
A sinopse a grosso modo de Mrs. Dalloway é de que o livro acompanha um dia na vida de Clarissa Dalloway, mas eu tenho uma outra forma de descrever sobre o que é esta história. Mrs. Dalloway é um romance psicológico, mostrando os questionamentos e viagens ao passado dentro da cabeça dos personagens. O livro vai acompanhar a consciência de várias pessoas, pulando de um para o outro, sem aviso prévio, mostrando o que passa com cada um deles.

Mrs. Dalloway não é uma leitura fácil, primeiro pela maneira como é narrado e servindo porque é um livro sem grandes acontecimentos, é apenas um dia na vida daquelas pessoas, um dia normal. E juntando essas duas coisas a leitura de torna mais lenta, mas longe de ser um livro vazio ou ruim, Virginia Woolf utiliza da mente de seus personagens para fazer reflexões profundas e que a todo momento surgem para mexer com o leitor.

Apesar de acompanharmos vários personagens o destaque da história é sim para Clarissa, essa mulher racional e contida, que tem como contraponto Septimus, o homem traumatizado pela guerra que sede a loucura. Interessante ver esses dois personagens tão ambíguos dividirem a história, sem nem ao menos de conhecerem.

O livro é denso e foi muito difícil concluir essa leitura, mas terminei com a certeza de que é um clássico da literatura, extremamente atual e que nunca vai perder a relevância. 

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana