Resenha: A Senhora da Magia

28.2.19
Sinopse: "Por séculos, as lendas arturianas povoaram o imaginário de leitores de todo o mundo. As brumas de Avalon é considerado por muitos a versão literária definitiva do mito e muitas gerações de mulheres se deixaram arrebatar pela escrita envolvente de Marion Zimmer Bradley.
Pelos olhos de mulheres complexas e poderosas como Morgana das Fadas, Viviane, a Senhora do Lago, Igraine, Morgause e Gwenhwyfar, os reinos de Camelot e de Avalon são revisitados neste clássico, repleto de magia, sensibilidade e intrigas."

Eu conhecia a história de Artur e sua Excalibur graças aquela famoso animação, A Espada Era Lei, da Disney, que já assisti milhares de vezes e  sempre ouvi falar de As Brumas de Avalon e o quanto a história contada por Marion Zimmer Bradley que colocava as mulheres como protagonistas da história do grande rei da Bretanha, mas nunca consegui colocar as mãos em uma edição do livro, até hoje.

Peguei o "A Senhora da Magia" para ler sem grandes expectativas, apesar de todos que já leram As Brumas tecerem diversos elogios, e foi tão incrível. Eu não fazia a mínima ideia de como seria narrada a história e nem que rumos ela tomaria, mas fiquei encantada com a beleza com que a autora conta essa história e  a áurea de magia me envolveu me transformando em mais uma fã desta história.

"A Senhora da Magia" vai narrar em grande parte a história dos pais de Morgana e Artur, e como tudo foi arquitetado para que lá na frente os dois tivessem um papel fundamental em um reinado em que Avalon e a Bretanha convivessem em paz com as duas religiões convivendo bem. Depois de narrar como Igraine, mãe de Artur e Morgana, foi parte dos planos da Senhora do Lago e de Merlim para que um rei que reinaria para todos.

A primeira parte do livro é narrada a partir do ponto de vista de Igraine e de Viviane, as parentes de Morgana, e logo em seguida a mesma ganha voz na história, contando como foi sua preparação para se tornar uma sacerdotisa e que também foi mais uma peça nos planos que transformariam Artur no grande rei.

A escrita de Marion Zimmer Bradley é envolvente e fluí muito bem, principalmente s você já foi acostumado com livros de fantasia, não vai estranhar nada. Ela cria mulheres forte e cheias de personalidades, que sempre estão por trás de tudo de importante que acontece na história.

Apesar da história ser baseada nas lendas arturianas, Artur tem pouco destaque em toda história, sendo Morgana a verdadeira protagonista, uma menina encantadora que aos poucos vai se tornando uma mulher muito forte,.

Adorei todo o livro, destaque para as Fogueiras de Beltane, que foi uma das cenas mais mágicas que já li na vida. E já quero pegar a continuação da história e saber para onde vai Morgana e até mesmo Artur. Um livro superestimado que merece toda a fama que tem.

Até o próximo post! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana