Resenha: A Tormenta de Espadas

8.1.18
Sinopse: "Enquanto os Sete Reinos estremecem com a chegada dos temíveis selvagens pela Muralha, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas, Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, que se encontra entre eles, divide-se entre sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar.

Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será que ele conseguirá vencer os desafios que não se resolvem apenas com a espada? Arya continua a caminho de Correrrio, mas mesmo alguém tão destemida como ela terá grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos que surgem em seu caminho.
Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra; e Sansa, livre do compromisso com o homem que agora ocupa o Trono de Ferro, precisa lidar com as consequências de ser a segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon foram dados como mortos.
No Leste, Daenerys Targaryen navega em direção às terras da sua infância, mas antes ela precisará aportar nas desprezíveis cidades dos escravagistas. Porém, a menina indefesa agora é uma mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar em uma conquistadora impiedosa?"

Já fiz resenha dos dois primeiros livros de As Crônicas de Gelo e Fogo e comentei que o primeiro livro foi muito arrastado e que eu demorei meses e meses com ele dentro da mochila, até conseguir terminar de ler. No segundo as coisas começam a melhorar, mas é em "A Tormenta de Espadas" que George Martin transforma toda a história e me fez ansiar pelos próximos capítulos.

Neste terceiro livro voltamos a acompanhar as histórias de Jon Snow, Daenerys, Tyrion, Davos, Catlin, Arya, Sansa, Bran e Sam. É através deles que vamos saber o que está acontecendo na história e cada um tem uma batalha para enfrentar, afinal, as decisões tomadas no livro anterior tem um preço. Tyrion lida com a volta do pai, Jon lida com o disfarce de traidor, Daenerys assume o papel de quebradora de correntes, Davos enfrenta Stanis após Água Negra, Arya segue perambulando, Sansa continua sofrendo na cova dos leões, Catlin vê sua família desmoronar aos poucos, Bran segue na busca pelo corvo de três olhos e por fim Sam se vê cara a cara com os  Outros.

Muita coisa acontece neste livro, George Martin faz uma reviravolta em toda história, com acontecimentos bem chocantes, principalmente para quem não assistiu a série. Mas é impressionante a maneira como ele constrói tudo muito bem, não agindo apenas como um autor todo poderoso com o dom de destruir o personagens. Tudo que acontece nas crônicas tem um porquê, no jogo dos tronos é possível ver cada movimento que leva a jogada final. E em "A Tormenta de Espadas" as peças mudaram de lugar e parece que não teremos vencedores.

Apesar de ser um dos maiores livros, senti que esse livro não é cansativo ou arrastado, pelo contrário ele é ágil, envolvente e me fez consegui entender a trama muito melhor. Mas o grande problema dele é que ele é tão bom que fica a dúvida, o que sobrou para o "Festim dos Corvos"?

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana