Resenha: Fantasmas do Mercado das Sombras

5.6.20
“Fantasmas do Mercado das Sombras” é o terceiro livro de contos da Cassandra Clare, enquanto “As Crônicas de Bane” e “Contos da Academia de Caçadores de Sombra” são focados em Magnus e Simon, esse terceiro é sobre Jem Castairs durante sua busca pelo Herondale perdido, mas contando histórias de caçadores de sombras de diversas épocas. E a de ter o mesmo formato dos livros anteriores, esse livro não me agradou tanto quanto os outros.

O livro é dividido em 10 contos: Longas sombras, Todas as coisas extraordinárias, Aprendendo sobre perdas, Um amor mais profundo, Os peversos, O filho do amanhecer, A terra que perdi, Através do sangue, através do fogo, O mundo perdido e Para sempre caídos. E se passam desde a época em que Jem ainda era o irmão do silêncio Zacariah, até depois do final de “Os Artifícios das Trevas”. Os contos em sua grande maioria são curtos, somente dois tem mais de cem páginas.

Os livros de contos do universo dos caçadores de sombras tem como função contar de maneira mais profunda situações que são citadas por alto na séries principais, para que fiquemos mais interessados de como foi que tudo aconteceu. Por exemplo, como foi a morte do Will Herondale, como os pais do Jace acabaram juntos, sobre o segundo filho de Alec e Magnus e mais diversos outros acontecimentos que não são explorados nos demais livros, como nós livros anteriores.

Três contos em especial eu gostei muito, até porque adoro ler histórias sobre Jace e o casal Malec, também adoro como Cassandra usa da representatividade nas suas histórias, e nesse livro não foi diferente, o conto sobre Anna Lightwood foi incrível.

Então, porque eu não gostei tanto assim do livro?
A questão é que apesar de ter algumas histórias que me divertiram, eu achei a grande maioria arrastada e chata, não estava interessada em saber sobre aqueles personagens e até mesmo o mistério do Herondale Perdido não me prendeu, uma vez que eu já sei quem é ele e onde ele está. A verdade é que durante essa leitura tive a sensação de que esse livro só veio para encher linguiça e não teve nada realmente relevante contado. A impressão é que a Cassandra Clare usa esses contos para testar se o leitor irrita gostar de mais alguns série sobre outra geração de caçadores de sombras.

“Fantasmas do Mercado das Sombras” não é um dos melhores livros escritos pela Cassandra e acho que a escolha de personagens também não ajudou a tornar a experiência de leitura interessante, em sua grande maioria eles não me cativaram, só me irritaram. Acho que a autora está precisando dar um  respiro e dar mais tempo de um livro pra outro.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana