Resenha: Desafia-me

23.6.20
Desafia-me é o quinto livro da série Estilhaça-me da Tahereh Mafi, e começa de onde parou o livro Restaura-me. Depois de matar o comandante supremo Anderson, Juliette se proclamou a nova líder da América do Norte, porém não foi tão fácil quanto ela esperava que fosse, a jovem acabou descobrindo que foi vítima de um esquema, que ela e sua irmã foram separadas de sua família e manipuladas em favor do Restabelecimento. Ao final do livro anterior Juliette e Warner foram sequestrados e levados para a Oceania, local onde os pais dela são os comandantes supremos, e lá os dois começam a descobrir que as memórias deles não são verdadeiras e que a história de amor dos dois começou muito antes.

Esse quarto livro pra mim é o que mais se encaixa em uma distopia, apesar de gostar muito da escrita da Tahereh Mafi, eu sempre tive a sensação de que essa história não se focava na questão política, sendo muito mais sobre o romance. Mas em Desafia-me tudo isso muda, aqui começamos a entender o que foi feito para que o Restabelecimento tomasse o poder, toda a manipulação e como as pessoas com poderes especiais foram usadas para a implantação desse governo totalitário. E MEU DEUS! é tudo muito pior do que se pode imaginar.

Sempre tive duras críticas a personagem Juliette, ela me irritava com sua ingenuidade, porém nesse livro é notável o tanto que a personagem cresceu. Além disso, começamos a entender o porquê dela ser como é, que toda essa retração, fraqueza e ingenuidade foi programada pelo Restabelecimento, como uma forma de conter todo seu poder. E quando ela começa a descobrir sobre seu passado, uma nova pessoa surge.

Não poderia falar de um livro de Estilhaça-me sem citar o romance, e nesse quinto livro o romance entre Warner e Juliette ganha mais um capítulo, as coisas começam a se encaixar e descobrimos que os dois tem um passado juntos, que faz com que se torne compreensível a intensidade do amor que um tem pelo outro.

Desafia-me foi muito melhor que o livro anterior, pra mim está no mesmo nível de Incendeia-me que é de longe um dos melhores livros da série. Vale a pena dar uma chance para a segunda parte da série. Estou curiosa com o que vai acontecer no próximo livro e como a autora pretende encerrar a história.


Até o próximo post!


Obs: O primeiro, quarto e quinto livro estão disponíveis no Kindle Unlimited

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana