Resenha: Columbine

5.5.20

“Columbine” do Dave Cullen é um livro sobre o massacre de Columbine, em que dois jovens entraram em uma escola, no Colorado, em 20 de abril de 1999, e executaram 13 pessoas e se mataram em seguida. O caso é um dos mais famosos massacres em escolas e até hoje os assassinos “inspiram” outros jovens.

Dave Cullen narra o dia do massacre, o que aconteceu com cada vítima, os desdobramentos, a investigação e o impacto desse acontecimento na vida das pessoas. O autor escreve muito bem, sem ser técnico demais, dando muito mais visibilidade às pessoas do que ao ato. Durante todo o livro ele mostra outras facetas da vítimas, não se atendo apenas ao dia do massacre. Até mesmo quando fala sobre os assassinos, o autor dá um tom mais humano, mostrando quem eram os dois garotos e sua famílias.

O livro é pesado, não é daquelas leitura para se fazer em uma sentada, é difícil e em vários momentos mexe com nossas emoções. Durante a leitura eu me emocionei, fiquei revoltada, sofri e aprendi muito com toda a história.

“Columbine” foi um dos melhores livros de crime scene que eu já li, apesar de que alguns detalhes me incomodaram. O primeiro é o fato de que o livro não tem imagens, Dave Cullen optou por isso, afirmando que s as imagens estão disponíveis na internet e qualquer um pode ter acesso, mas acho que parar a leitura para buscar na internet prejudica demais o ritmo. E segundo é que em vários momentos o autor se repete, isso torna a leitura um pouco cansativa.

Eu conhecia a história de Columbine, assisti ao documentário Tiros em Columbine, quando estava na faculdade, mas foi só lendo esse livro que conheci verdadeiramente o que foi esse massacre. O autor mostra a realidade, rompendo com mitos como o de que foi uma retaliação por causa de bullying e até mesmo desmente histórias sobre martírio de uma jovem cristã, assassinada pelos jovens. Esse livro é sobre fatos e não uma romantização do que aconteceu, vale a pena ler.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana