Resenha: O que terá acontecido a Baby Jane?

16.12.19
Sinopse: "O que terá acontecido a Baby Jane? conta a história das irmãs Hudson, duas mulheres de idade que vivem isoladas em uma mansão e mantêm uma relação doentia de dependência, inveja, rancor e culpa.

“Baby” Jane Hudson fez nome nos palcos de teatro vaudevile quando era criança. Mas isso foi há tantos anos que ninguém mais se lembra dela. Sua irmã Blanche foi uma estrela maior, de grande sucesso em Hollywood. Um acidente de carro, porém, afastou-a dos holofotes e a colocou sobre uma cadeira de rodas. Aos poucos, os ressentimentos se transformam em obsessão, colocando em risco iminente a vida — e também a sanidade — das duas irmãs.

O que terá acontecido a Baby Jane? virou referência por sua adaptação cinematográfica, com Bette Davis e Joan Crawford. Mas toda a angústia, a inspiração gótica e até a atmosfera sombria da fotografia em preto e branco do longa-metragem já estavam presentes nas páginas do livro."


Desde quando a DarkSide Books anunciou que iria trazer esse livro para o Brasil eu fiquei empolgada, o lançamento demorou um pouco, mas quando chegou já entrou na minha wishlist. Então finalmente peguei esse livro pra ler, com as expectativas lá em cima, e acabou que Henry Farrel consegui superar todas elas.

O livro vai contar a história de duas irmãs, Jane e Blanche, a primeira foi sucesso nos palcos quando ainda era criança, já a segunda foi uma estrela com consagrada de Hollywood. Mas a fama já não existe para as duas, Jane caiu no esquecimento e Blanch há 20 anos vive em uma cadeira de rodas, após um misterioso acidente de carro. As duas irmãs vivem juntas em um casarão, sem muito contato com o mundo externo.

Henry Farrel construiu uma narrativa que instiga,  nos fazendo desejar ler aquela história em uma sentada, querendo saber o que vai acontecer. A leitura flui  muito bem, apesar de todo o mistério que envolve a relação daquelas duas irmãs. Aos poucos o autor foi revelando através de flashbacks como Jane e Blanche chegaram até aquele ponto.

Grande parte da história de passa dentro da casa e apenas as interações entre as irmãs existem, dando grande espaço para revelar cada personagem com todas suas camadas. As duas são muito bem construídas, mas Jane é quem brilha nessa história, com sua personalidade egoísta e rancorosa, maquiada e vestida como uma criança, ela é insana.
“O que terá acontecido a Baby Jane?” é um livro sobre inveja, frustração, rancor e principalmente, sobre a loucura. 

A edição da DarkSide além do livro Baby Jane ainda traz mais três contos do Henry Farrel, “O que terá acontecido a prima Charlotte?”, “A estreia de Larry Richards” e “Primeiro, o ovo”. O primeiro com uma pegada bem parecida com o Baby Jane, o segundo sobre um ator voltando a ativa e o terceiro uma história bem louca sobre um cara que encontra um ovo em uma expedição. Todos os contos tem uma pitada de insanidade. 

O livro é incrível em seu conteúdo e visualmente, porque a edição está maravilhosa. Obrigada DarkSide por trazer esse livrão para o Brasil.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana