Resenha: A Luneta Âmbar

4.9.19
Sinopse: "Em todos os universos, forças se reúnem para tomar um lado na audaciosa rebelião de lorde Asriel contra a Autoridade. Cada soldado tem um papel a desempenhar – e um sacrifício a fazer. Feiticeiras, anjos, espiões, assassinos e mentirosos: ninguém sairá ileso. Lyra e Will têm a tarefa mais perigosa de todas. Com a ajuda de Iorek Byrnison, o urso de armadura, e de dois minúsculos espiões galivespianos, eles devem alcançar um mundo de sombras, onde nenhuma alma viva jamais pisou e de onde não há saída. Enquanto a guerra é travada e o Pó desaparece nos céus, o destino dos vivos – e dos mortos – recai sobre os ombros dos dois. Will e Lyra precisam fazer uma escolha simples, e a mais difícil de todas, com consequências brutais. A luneta âmbar é o último livro da trilogia Fronteiras do Universo, que teve início com A bússola de ouro e A faca sutil. Uma conclusão emocionante, que leva o leitor a novos e fantásticos universos."
 
Cheguei finalmente ao último livro da série "As Fronteiras do Universo", depois de ter passado por "A Bússola de Ouro" e "A Faca Sutil", finalmente li "A Luneta Âmbar" e se nos demais livros eu achei a história pesada e densa, mal sabia eu o que me esperava neste terceiro livro. Posso afirmar que a leitura não foi fácil, porém é difícil dizer que é um livro ruim.
O livro começa com Lyra em um sono profundo, imposto pela Sra. Coulter, e Will tentando reencontrar a garota, após ter presenciado a morte do pai. Além dos dois personagens principais acompanhamos a história da Dra. Malone, que foi parar em um universo com criaturas muito estranhas e de lorde Asriel, se preparando para uma rebelião.
 
O terceiro livro, na minha opinião, é o melhor de toda a trilogia, agora já temos informações melhores  sobre o que é o pó, o papel de Lyra e Will e o porquê de toda a rebelião. E mesmo tendo conseguido esclarecer alguns pontos da história, o autor ainda conseguiu criar novos "mistérios" e solucioná-los nesse mesmo livro. 

Will e Lyra estão muito mudados, eles amadureceram muito e é possível enxergar que já não são mais crianças, estão entrando na adolescência e além de terem que lidar com todos os problemas, ainda precisam aprender sobre o amor. Adorei a relação dos dois, como gradativamente foi sendo construída e culminou em um final doloroso, mas muito bonito.

Particularmente estava muito mais interessada no núcleo de Will e Lyra, mas não tem como não se interessas pela rebelião de Asriel e a relação dele com a Sra. Coulter, gostei muito do desfecho dos dois. O que não aconteceu com Mary Malone, nossa, eu achei todos os seus capítulos um tédio e uma vez ou outra me interessei pelo que se passou com ela.

Os capítulos de Mary Malone não me interessavam, porém o que mais me fez achar a leitura desse livro cansativo foi toda a questão científica, acredito que não tenho bagagem suficiente para entender a complexidade de tudo aquilo, por isso tinha que reler vários parágrafos para entender direito o que os personagens estavam dizendo ou o que estava acontecendo. 

Mesmo tendo dificuldades nesta leitura, não consigo dizer que "A Luneta Âmbar" é um livro ruim, porque consigo enxergar que foi uma dificuldade minha, mas que esse livro é uma obra prima muito bem escrita. Philip Pullman criou uma mitologia muito fantástica e é impossível, principalmente para mim, grande fã de fantasia não admirar toda a magia dessa história. Além disso, as críticas feitas a autoridade da Igreja, as falas sobre bem e mal e os personagens cheios de camadas me conquistaram.

"As Fronteiras do Universo" é uma trilogia muito boa e vai agradar fãs de fantasia e ficção científica, crianças e adultos (esses acredito que até um pouco mais) e vale a pena ser lida. Afinal, vem aí a adaptação em forma de série da HBO, que parece estar maravilhosa e o mais novo sucesso da emissora. Então dê uma chance a essa história. 

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana