Resenha: A Dança dos Dragões

27.5.19
D
Sinopse: "O Norte jaz devastado e num completo vazio de poder. A Patrulha da Noite, abalada pelas perdas sofridas para lá da Muralha e com uma grande falta de homens, está nas mãos de Jon Snow, que tenta afirmar-se no comando tomando decisões difíceis respeitantes ao autoritário Rei Stannis, aos selvagens e aos próprios homens que comanda. Para lá da Muralha, a viagem de Bran prossegue. Mas outras viagens convergem para a Baía dos Escravos, onde as cidades dos esclavagistas sangram e Daenerys Targaryen descobre que é mais fácil conquistar uma cidade que substituir de um dia para o outro todo um sistema político e económico. Conseguirá ela enfrentar as intrigas e ódios que se avolumam enquanto os seus dragões crescem para se tornarem nas criaturas temíveis que um dia conquistarão os Sete Reinos?"

Cheguei finalmente ao 5º livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, alcancei o último livro publicado, justamente na semana em que George Martin anunciou que o sexto livro será terminado em junho de 2020. Nunca pensei que lendo um livro por ano eu ainda teria de esperar o próximo livro.  E como é doloroso ter que esperar 1 ano inteiro para saber o que vai acontecer, principalmente depois do final decepcionante da série, e o desfecho maravilhoso deste livro.

Em a Dança voltamos a encontrar personagens que ficaram de fora da história em "Festim dos Corvos", Jon, Daenerys e Tyrion estão de volta, cada um lutando para lidar com as consequências de seus atos. Esse livro revira novamente a história, levando os personagens da glória a derrota, a guerra dos tronos é assim, nem sempre a sorte vai estar do lado dos personagens e quem não sabe jogar o jogo dos tronos pode morrer.

Apesar de ser um livro permeado de acontecimentos grandiosos, "A Dança dos Dragões" é o segundo livro mais arrastado das Crônicas, perdendo apenas para o primeiro. São muitos fatos e personagens então nos arrastamos pelas suas mais de 800 páginas, mas ainda envolvidos pela narrativa detalhada e bem construída do autor, desejando saber onde aquele emaranhado de histórias vai dar.

O forte dos livros do George Martin são seus personagens cheios de camadas e nesse livro temos a oportunidade de ver o outro lado de todos eles. Jon aparece mais articulador e um líder que pensa apenas na segurança de todos, Daenerys se mostra perdida na função de rainha e cada vez mais inclinada ao seu lado sevagem, Tyrion tem que aprender a se defender, não apenas com as palavras, Cersei mostra seu lado inseguro e Arya vai se despindo de quem é para se tornar ninguém. 


Os acontecimentos desse livro me encantaram, mas também destroçaram meu coração e só fico esperando para ver o que aquela série de traições vai leva,r e o que o autor reserva para os momentos finais das Crônicas. Não sei o qual rumo iremos tomar, mas depois de ler esse livro, entendi que o erro com a série foi ter começado a mexer na história a partir da quinta temporada, se estivessem mantido os acontecimentos do quinto livro a história poderia ter tomado um final melhor que o entregue.

Agora só me resta aguardar, esperar que Os Ventos do Inverno tragam boas notícias sobre personagens que eu gosto tanto e que não terminaram tão bem nesse livro. Oremos para que o livro saia mesmo no ano que vem.


Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana