Resenha: A Cinco Passos de Você

11.4.19
Sinopse: "Stella Grant gosta de estar no controle. Ela parece ser uma adolescente típica, mas em sua rotina há listas de tarefas e inúmeros remédios que ela deve tomar para controlar a fibrose cística, uma doença crônica que impede que seus pulmões funcionem como deveriam. Suas prioridades são manter seus pais felizes e conseguir um transplante – e uma coisa não existe sem a outra. Mas para ganhar pulmões novos, Stella precisa seguir seu tratamento à risca e eliminar qualquer chance de infecção, o que significa que ela não pode ficar a menos que dois metros de distância – ou seis passos – de outros pacientes com a doença. 
O primeiro item é fácil para ela, mas o segundo pode se provar mais difícil do que ela esperava. O único controle que Will Newman deseja é o de sua própria vida. Ele não dá a mínima para o novo tratamento experimental para o qual foi selecionado e não aguenta mais a pressão de sua mãe para que melhore. 
Prestes a completar dezoito anos, ele mal pode esperar para finalmente se livrar das máquinas e hospitais, usando o pouco de vida que ainda lhe resta para conhecer o mundo. Stella e Will são muito diferentes. 
Ao mesmo tempo, a doença que os une não é a única coisa que têm em comum. Eles têm que ficar a seis passos um do outro, mas, conforme a conexão entre os dois aumenta, a vontade de burlar a distância física parece insuportável. Um grande amor vale um passo roubado?"

Temos diversos livros sobre romance entre jovens doentes ou que apenas um dele está gravemente doente, que fazem tanto sucesso ao arrancar lágrimas de todos e que acabam ganhando adaptações para o cinema que fazem chorar tanto quanto livro. "A Cinco Passos de Você" é bem assim, casal de jovens com fibrose cística se conhecem e acabam se apaixonando, mas essa história tem algo a mais, a começar de que é um filme que virou livro e que esses dois não pode se tocar, nada de beijos, abraços, sexo ou qualquer contato físico, eles precisam ficar a 6 passos de distância.

Toda a questão da doença incurável já é muito triste, mas nesse livro temos uma doença que separa o casal principal constantemente, porque eles não podem se tocar, eles tem um romance que nunca pode passar de conversas e trocas de olhares. E como é lindo vê Stella e Will se apaixonando um pelo outro, se encantando pelo jeito de ser de cada um e aprendendo a viver um com o outro.

Temos aqui duas pessoas diferentes, Stella é carinhosa, controladora e certinha, que faz de tudo para sobreviver. Will é sarcástico, rebelde e desapegado, só quer viver pelo tempo que lhe resta. Aí está a diferença, apesar de sempre seguir a risca o tratamento Stella não vive a vida que conserva e Will com o desleixo do tratamento não sobreviverá para ver o mundo. Mas qual dos dois está certo? Você precisa ler o livro e entender.

Adorei a escrita da história e fiquei positivamente surpresa, afinal, é um roteiro adaptado para um livro, algo que não funciona, mas aqui funciona muito bem e temos uma história envolvente e encantadora. Devorei o livro em três dias.

"A Cinco Passos de Você" é uma linda história de amor, não apenas entre Will e Stella, mas de todos os personagens envolvidos na história que reaprendem a viver e amar as pessoas a sua volta, entendendo que cuidar é amar, deixar ir é amar, viver é amar, sobreviver é amar. Um livro muito lindo que mais uma vez me provou que os YA pode sim serem incríveis e ensinar muita coisa.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana