Resenha: Como Eu Era Antes de Você

23.12.13
Desculpem o sumiço, estava em final de semestre e  com festas de fim de ano, mas prometo que o blog não ficará abandonado mais. A resenha de hoje é do livro "Como Eu Era Antes de Você", que entrou para lista de preferidos do ano.


Sinopse: "Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro."


Quando você lê a sinopse desse livro pensa que vai ser mais uma triste estória cheia de clichês, porém o livro de Jojo Moyes foge totalmente disso. Esse livro tem um enredo de superação sim, porém bem diferente do que você pode esperar. Não pensei que "Como Eu Era Antes de Você" ia mexer tanto comigo e que tornaria uma das melhores leituras de 2013.

A escrita de Jojo é muito gostosa (gosto de classificar como se fosse uma comida), ela flui e te envolve de tal maneira que nos faz devorar as páginas do livro sem perceber. Gostei tanto da maneira que ela escreve que já quero ler outras obras da autora.

Os personagens do livro são bem reais, algo que eu particularmente acho um ponto positivíssimo, isso faz com que o livro se aproxime mais do leitor. Gostei muito do livro, principalmente, porque a autora fez com que pela boca dos personagens saíssem verdades, eles dizem o que na realidade todos pensam, porém não pronunciam em voz alta.

Gostei muito das personagens principais, Will e Lou, são incríveis. Ela com todo seu jeito atrapalhado, acomodado e espalhafatoso, e ele rabugento, infeliz, crítico e irônico. Não tem diálogos entre eles que não sejam perfeitos. Porém achei que toda esse brilho ofuscou os outros personagens, como se os dois vivessem em uma bolha que desfocava a imagem dos que estavam em volta.

A construção do enredo é impecável e a maneira como Moyes vai revelando as estórias de Will e Lou é muito interessante. Ela não joga as informações, ela constrói tudo até chegar nos finalmente. O que é retratado no livro é polêmico, mas foi mostrado de uma maneira tão linda e leve, que foi amolecendo o coração e fazendo com que eu me perdesse em uma confusão de sentimentos.

Adorei tudo que aconteceu aos personagens, Lou tentando salvar o Will de si mesmo, e Will sendo cabeça dura. A construção do amor entre eles foi lenta e linda, fazendo com que eu torcesse para que finais felizes improváveis acontecessem. Quando o livro chegou ao fim eu fiquei com uma ressaca literária tão grande, que tive vontade de sentar em um cantinho e chorar.

Jojo Moyes é polêmica em seu livro, lhe jogando a verdade na cara e mostrando que nem tudo é um arco-íris de amor. Foi lindo, emocionante e divertido a leitura, por isso eu indico a todos que estejam em dúvida se deve ler ou não, porque eu tenho certeza que você vai vivenciar uma estória maravilhosa que deve ser lida.

Boa Leitura!
Até o próximo post!


2 comentários:

  1. Eu li um pouco sobre outros títulos da autora e agora estou com 'fome' de ler esse livro kkk
    Parece ser uma historia interessante mesmo! Excelente resenha Mey!
    Abraços,
    http://imemoriavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana