Resenha: O Nome do Vento

25.10.17
Sinopse: "Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.
Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.
Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. 
Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. 
Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança."

"O nome do vento" é o primeiro livro da trilogia A Crônica do Matador do Rei, do Patrick Rothfuss, que é um livro que está sempre presente nas estantes dos leitores fãs de fantasia. E eu adoro o gênero, porém anos e anos se passaram antes que eu resolvesse encarar a história do Matador do Rei, tudo isso por receio de seu tamanho. Porém finalmente dei uma chance ao calhamaço e gostei muita da história.

O livro narrar o encontro e um estalageiro chamado Kote e um cronista, que afirma que o primeiro é na verdadeiro o famoso Kvothe, matador do rei. Então Kote resolve contar sua história e desmistificar todas as lendas envolvendo Kvothe.

Esse livro não é um livro qualquer de fantasia, que geralmente nos explica todo o universo fantástico, pelo contrário, entramos de cabeça naquele mundo, sem muitas explicações e aos poucos o autor vai nos dando detalhes sobre o cenário e as personagens. Mas sem deixar de ser detalhista como vários outros autores do gênero.

Falando em personagens é preciso dizer que Kvothe é uma pessoa encantadora, gostei dele de cara, por sua inteligência, esperteza e sagacidade. E a vida dele é tão cheia de altos e baixos, que ele mesmo sendo fantástico, não é um herói em um pedestal. Me apaixonei por ele.

O livro é mais arrastado, mas não é nada monótono, temos vários acontecimentos e reviravoltas na história. E é impossível não se deliciar com a Universidade, principalmente se você é um fã de Harry Potter, o local é uma espécie de Hogwarts, mas para jovens e adultos. 

"O nome do vento" conseguiu me conquistar e já me fez desejar suas continuações, quero muito saber o que aconteceu a Kvothe para que ele chegasse a se tornar um mero estalageiro. Apenas um personagem me fez ficar um pouco em dúvida sobre o livro, Denna (OH MULHERZINHA SEBOSA!!!). Mas no mais preciso dizer que o livro é tudo aquilo que diziam e é um prato cheio para os fãs de fantasia.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana