Resenha: Serial Killers - Anatomia do Mal

28.3.16
Sempre tive um fascínio pelos Serial Killers, adoro ler matérias sobre eles e perfis na internet, por isso sempre namorei o livro do Harold Schechter, publicado pela Dark Side, que sempre produz livro incríveis. E quando a submarino colocou o livro em promoção, não pensei duas vezes e adquiri o meu.


Sinopse: "Entre na mente dos psicopatas. O dossiê definitivo sobre assassinos em série. O que faz gente aparentemente normal começar a matar e não parar mais? O que move – e o que pode deter – assassinos em série como Ed Gein, o psicopata americano que inspirou os mais célebres maníacos do cinema, como Norman Bates (Psicose, de Alfred Hitchcok), Leatherface (O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper) e Hannibal Lecter (O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme). Como explicar a compulsão por matar e o prazer de causar dor, sem qualquer arrependimento? De onde vem tanta fúria?

As respostas estão no novo lançamento da editora DarkSide Books: Serial Killers – Anatomia do Mal, dossiê definitivo sobre o universo sombrio dos psicopatas mais perversos da história. Escrito por Harold Schechter – que pesquisa o tema há mais de três décadas e já publicou, inclusive, a biografia de Ed Gein, Deviant (1998) -, o livro é referência fundamental a todos os que se interessam pelo universo da investigação e da criminologia.

Pontuado por curiosidades macabras, dados científicos e fatos pouco conhecidos sobre a trajetória dos principais criminosos em série dos Estados Unidos, Serial Killer, Anatomia do Mal abrange desde a criação do termo serial killer no início do século 20 até o fascínio exercido por matadores seriais na cultura pop (cinema, música, literatura)."

A sinopse de "Serial Killer - Anatomia do Mal" já diz bem do que se trata, um dossiê dos assassinos em série. O livro cumpre bem esse papel, o autor dá diversas informações sobre os psicopatas que assassinaram diversas vítimas pelo mundo. Ele começa explicando o que é um serial killer, depois vai mostrando como o termo surgiu, depois cataloga os indivíduos da espécie, que são divididos por subtemas, o autor ainda explica o por que, os métodos e os registros da cultura Pop.

O livro tem uma linguagem simples e é de fácil leitura, porém em alguns momentos é indigesto e pesado, diversas vezes tive de parar a leitura para tentar absorver toda informação. Além de ser bem intenso o livro às vezes se torna bem repetitivo, acho que o autor queria reforçar a informação, mas achei forçado o textinho ser sempre o mesmo sobre determinado fato.

Para os fãs da temática é um livro obrigatório, que em alguns momentos vai conter informações que quem conhece alguns serial killers já leu, ouviu ou assistiu por aí. Vai mexer com a sua cabeça te levando a ter pesadelos ou simplesmente ficar sismado com seu vizinho ou colega de trabalho. Afinal, todas as histórias narradas aconteceram no mundo real, não apenas nas páginas dos livros ou nas telas do cinema.

Gostei muito do trabalho da Dark Side, o livro é digno de colecionador e já me fez querer ter  outros volumes sobre o tema ou até mesmo outros livros da editora. 

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana